Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Casal pedala de São Mateus do Sul à São Paulo

Juliana e Sidnei pedalaram 480 km até o município de Cândido Mota, cidade da família ciclista. (Fotos: Acervo Pessoal)

O feriado de 7 de setembro para muitos significou um dia de total descanso, mas essa data foi planejada com muito cuidado pelo casal Juliana Pietrzaki Levandoski e Sidnei Pereira, que saíram de bicicleta na madrugada de feriado nacional de São Mateus do Sul até o município de Cândido Mota, no estado de São Paulo.

Casados há 18 anos, Juliana é professora de educação infantil, e Sidnei mecânico, ambos praticam pedaladas toda a semana, com percursos que chegam até 50 km por dia, muitos realizados nas estradas de chão no interior de São Mateus do Sul.

Mas se engana quem pensa que essa vida com exercícios físicos fez sempre parte da rotina do casal. Juliana e Sidnei no passado tinham sobrepeso, que consequentemente pode a vir prejudicar a saúde com diversos problemas. Se conscientizando em relação a isso, o casal começou a fazer da corrida uma prática diária, conseguindo perder mais de 10 kg cada um nesse período.

Familiares que os surpreenderam durante a chegada até Cândido Mota.

A paixão pelo ciclismo partiu de Sidnei, que pratica em treinamentos há mais de dois anos esse tipo de atividade física. Participando de algumas competições regionais, a esposa se sentiu motivada e buscou conhecer um pouco mais sobre a atividade. “Eu o acompanhava nas competições e comecei a gostar e ver que era legal. Tinha uma bicicleta na nossa casa que era da minha filha e aí comecei a fazer alguns percursos aqui pela redondeza”, comenta Juliana.

Começando a atividade juntos em fevereiro deste ano, o casal já foi de bicicleta para locais de nossa região, como Antônio Olinto, União da Vitória, chegando a pedalar 219 km em 12 horas. Levam na bagagem água, barrinhas de cerais, frutas e gel hidratante de carboidratos.

A rota São Mateus do Sul e São Paulo foi projetada da seguinte maneira: Sidnei tem família em Cândido Mota, e quando começou a pedalar, tinha vontade de fazer esse percurso. Agora com o incentivo da esposa que também virou praticante do esporte, em uma visita no mês de agosto até o município, Juliana reafirmou a proposta e os dois começaram o preparo até o feriado da primeira semana de setembro.

“De 11 de agosto até 7 de setembro nos programamos e treinamos um pouco mais forte aqui em São Mateus. Teve domingos que pedalamos 140 km”, conta a ciclista. Saindo às 4h15 da madrugada, o casal chega às 13h no dia 9 de setembro até Cândido Mota e é recepcionado pela família que transmitiu o carinho com faixas em homenagem aos ciclistas.

“A sensação de estar pedalando é maravilhosa, pois pudemos apreciar a natureza e sentir o vento bater. São sensações que muitas vezes passam despercebidas quando viajamos de carro e são tantas as belezas pelo caminho. Algumas coisas nos deixaram tristes, como as condições de alguns trechos nas rodovias e a quantidade de lixos descartados nas margens. O trajeto em si foi tranquilo, mas exigiu muito cuidado e concentração. Apesar de não conseguirmos conversar durante o percurso, precisamos estar em sincronia o tempo todo, então a comunicação foi feita por gestos, para indicar diversas situações”, conta Sidnei.

A motivação e o amor pela atividade física são presentes na vida do casal, que buscam no amor das sensações sentidas durante as viagens, uma forma de unir a qualidade de vida que é benefício de tudo isso.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Repórter que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: