Especial

Casamento de casal surdo emociona familiares em comunidade de São João do Triunfo

Elielson Novaki e Rosângela Iancoski se casaram na comunidade de Faxinal dos Rodrigues II, no município de São João do Triunfo, no sábado (7). (Fotos: Arte e Vídeo)

Como você demonstra o carinho que sente pelas pessoas ao seu redor? É com declarações, gestos ou palavras? Parece simples dizer um “eu te amo”, mas além de falar o que sente, demonstrar esse sentimento com gestos possui um valor ainda maior.

Foi com esse objetivo que no sábado (7), Elielson Novaki e Rosângela Iancoski se casaram na comunidade de Faxinal dos Rodrigues II, no município de São João do Triunfo. Os dois nasceram com problema de surdez, e com isso, a cerimônia foi elaborada pelos familiares e amigos do casal, para que esse momento se tornasse ainda mais especial. Tudo foi planejado com o consentimento dos dois.

De acordo com Fabiano Bulcovski, Padre responsável pela cerimônia de casamento, os familiares ajudaram na hora da interpretação do ritual de matrimônio, e os noivos foram bem simpáticos todo momento. “Eu fazia as perguntas, os familiares transmitiam por gestos e eles faziam um sinal de positivo”, diz.

Para os familiares, a cerimônia foi um momento único e esperado por todos. “Além dos noivos serem iguais em suas limitações, eles realizaram o sonho de encontrar um grande amor e ter alguém para compartilhar da vida cotidiana e constituir a própria família”, afirmam. A festa foi planejada com muito carinho, e trouxe muita emoção para os convidados que compartilharam da mesma alegria dos noivos.

Elielson e Rosângela se comunicam por sinais próprios, e se conheceram no ano de 2017, em uma fogueira que estava acontecendo na localidade de Mato Queimado no mês de julho. Para eles, o amor significa ter a companhia um do outro, e o sonho de construir a própria família teve o pontapé inicial no dia do matrimônio.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A vida dos são-mateuenses embarcados nas plataformas petrolíferas brasileiras
Conheça o Conselho da Comunidade, órgão da execução penal que atua dentro da 3ª Subdivisão Policial do município
Lindolfo Kosmaski é lembrado mundo afora