A equipe de colaboradores da CDL de São Mateus do Sul durante o jantar comemorativo realizado na noite de terça-feira (28), que reuniu parceiros, ex-presidentes e os responsáveis por todo o atendimento e divulgação das ações realizadas pela entidade. (Fotos: Cláudia Burdzinski e Thaís Siqueira/Gazeta Informativa)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Mateus do Sul comemorou na última terça-feira (28), seus 40 anos de atuação no município. Junto desse momento especial para todos os colaboradores e associados, a entidade organizou um jantar festivo que reuniu parceiros, ex-presidentes e a equipe responsável por todo o atendimento e divulgação das ações realizadas pela entidade.

“A importância da CDL para São Mateus do Sul é enorme. O que começou pequenino, lá em 1979, se tornou forte graças ao entendimento de todo setor produtivo que viu na entidade uma opção de maior representatividade e força. Hoje a CDL vai além de ser apenas uma entidade de classe, ela é pujante e trabalha para o desenvolvimento da cidade, se preocupando com as pessoas que aqui vivem”, comemora Marcio Luis Staniszewski, atual presidente da CDL. O empresário colabora voluntariamente na diretoria há 6 anos, e já passou por diversos cargos. “A experiência e crescimento pessoal, profissional é magnifica. Me envolvi completamente de corpo e alma para a entidade, procuro sempre atender e aumentar o relacionamento com as pessoas. Aprendemos ali a trabalhar pelos outros, entendendo na pele o associativismo”, expressa.

Na noite comemorativa, a colaboradora Joseane Machado Vieira – que atua como gerente administrativa na CDL –, foi homenageada pelos 25 anos de dedicação à entidade. “A CDL é uma família e aqui dentro o comprometimento faz toda a diferença. A responsabilidade é grande, e vejo que todos abraçam as causas e ações promovidas. Sou feliz por fazer parte de uma equipe tão envolvida e grata a todos que colaboram com a entidade”, afirma.

Para João Dimas Staniszewski – que atuou como presidente da CDL no biênio 2000/2002 e hoje é diretor do Serviço de Proteção de Crédito (SPC) – seu primeiro contato com a entidade foi logo no início da fundação. Como empresário, Dimas viu a credibilidade envolvida com o SPC, que foi fundamental para o início dos crediários em São Mateus do Sul. A ação consequentemente deu acesso para que as pessoas pudessem adquirir produtos vendidos no comércio do município. “A CDL criou um banco de dados com informações dos compradores, promovendo uma relação responsável entre clientes e empresas”, lembra. Durante seu mandato, Dimas trabalhou com a interligação nacional do SPC, nacionalizando os dados dos clientes são-mateuenses e dos que estavam chegando no município.

Atualmente, a CDL conta com cerca de 300 associados, entre lojas, escritórios, Microempreendedores Individuais (MEI’s), profissionais liberais e produtores rurais. A entidade é referência não só local, como à nível estadual e nacional, proporcionando serviços diversificados, participando ativamente da sociedade e trabalhando em sintonia com o poder público e as demais entidades locais. A CDL faz parte do sistema da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), composto pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), CDL Jovem e SPC Brasil.


Dentre os diferenciais da entidade, a CDL também se destaca pela organização das ações e promoções regulamentadas, que envolvem o comércio e moradores da região com o sorteio de vale-compras, veículos, valores em dinheiro, e demais premiações. “Nossas perspectivas para o futuro da CDL são muito positivas, pois aqui sempre nasce algo diferente, aparecem novos desafios e a entidade cresce muito com isso. Torcemos para que o nosso país se alinhe nos trilhos e consiga fazer todas as reformas necessárias para o melhor de todo o nosso povo”, aponta o atual presidente, com mandato até janeiro de 2020.

O surgimento da CDL

A CDL está localizada na Rua Agenor Nascimento, 591, 1° andar, no Centro de São Mateus do Sul. Atualmente a CDL possui cerca de 300 associados entre lojas, escritórios, Microempreendedores Individuais (MEI’s), profissionais liberais e produtores rurais.

No final de 1970, o comércio são-mateuense percebeu a necessidade da criação de uma entidade que representasse e defendesse os interesses da classe. Valdemar Mandrup Neumann, empresário do ramo relojeiro na cidade, procurou comerciantes da época e formou a primeira diretoria. Em 25 de maio de 1979, na presença de 12 representantes de empresas da época, foi fundado o Clube dos Diretores Lojistas e SPC de São Mateus do Sul.

Com todas as dificuldades iniciais e sem recursos financeiros que custeassem as despesas, a CDL começou a funcionar em uma sala anexa à Real Joias, empresa de Valdemar que emprestou a estrutura, que contava com uma única funcionária paga com o dinheiro arrecadado em mensalidade dos poucos sócios. Atualmente, a CDL está localizada na Rua Agenor Nascimento, 591, 1° andar, no Centro de São Mateus do Sul. A entidade passou a se chamar “Câmara de Dirigentes Lojistas” no ano de 1994, com a alteração do seu estatuto, e desde então vem crescendo com a união de ideias que prezam o desenvolvimento do município.

Colaboração para o crescimento da CDL

Já atuaram como presidentes da CDL:

1979 – Milton Luiz Retzlaff;
1982 – Valdemar Mandrup Neumann;
1984 – Valdir Jorge Moreira;
1986 – Valdemar Mandrup Neumann;
1988 – Francisco Antônio Ivan Bordignon;
1990 – Antônio Sérgio Nepomuceno;
1992 – Crisanto Nogueira Cavalcante;
1994 – Sônia Helena Ribeiro;
1996 – José Adams;
1998 – Leopoldo Gogola;
2000 – João Dimas Furtado Staniszewski;
2002 – Maria Elízia Gogoa;
2004 – Ângela Cabral Sakurai;
2006 – Ingrid Eliane Hoch Ulbrich;
2009 – Simone Mroz Toporowicz;
2011 – Claudia Luiza Silvestre Gawlik;
2013 – Emerson Gelinski Bacil;
2015 – Ingrid Eliane Hoch Ulbrich;
2017 – Márcio Luis Staniszewski.

Serviço

Quer conhecer de perto todos os benefícios de ser um associado da CDL de São Mateus do Sul? Entre em contato com a equipe. A CDL está localizada na Rua Agenor Nascimento, 591, 1° andar, Centro de São Mateus do Sul. Horário de atendimento, de segunda à sexta 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Contato nos telefones: (42) 3532-1991 e 3532-8006.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Câmara de Dirigentes Lojistas lança projeto CDL em Ação
Conheça mais sobre o PRONAS/PCD e os projetos já concretizados através da atuação da Apae são-mateuense junto ao Programa
Novo projeto para crianças e adolescentes em situações de risco