Cidade

CDL lança campanha para conscientizar a população sobre o uso das vagas de estacionamento no Centro de São Mateus do Sul

O lema da campanha que visa colaborar com o aumento do número de vagas na área central de São Mateus do Sul é o seguinte: “Se todos fizerem a sua parte fica mais fácil e rápido estacionar no Centro. Utilize as vagas com consciência.” O problema com a ausência de vagas para estacionar é decorrente ao aumento do número de veículos que se eleva ano a ano. (Foto: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Estacionar o carro no Centro de São Mateus do Sul vem se tornando uma difícil tarefa a cada dia. Um dos problemas é a falta de vagas, e sem a regulamentação necessária para isso, um veículo pode estacionar pela manhã e permanecer no mesmo espaço por todo o resto do dia. Um problema estrutural e que continua afligindo comerciantes e a comunidade de uma forma geral.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), composta por empresários do município, que atuam de forma voluntária, buscando a colaboração de todos os membros deste setor econômico, por melhorias e ações que visem o benefício mútuo, constantemente reúnem-se e discutem as demandas existentes dentro do município.

Uma das necessidades que surgiu através da reinvindicação dos membros da diretoria da CDL, devido a vivência com o problema, foi exatamente a questão da ausência de vagas para estacionamento no Centro da cidade. Os clientes querem estacionar o mais próximo possível do comércio.

Muitas vezes o problema é a falta de consciência dos motoristas em estacionarem de forma errada, ocupando mais de uma vaga e prejudicando o estacionamento de outros veículos. Além das vagas ocupadas pelos próprios comerciantes e seus prestadores de serviços.

A demanda que surgiu em reunião dos diretores da CDL, ocasionou a criação da campanha que visa, exclusivamente, a conscientização da população de forma geral, sejam clientes, empresários ou mesmo funcionários. Partindo da reinvindicação, a equipe da entidade arregaçou as mangas e criou a campanha: “Estacionamento Consciente”.

A campanha foi lançada há cerca de duas semanas entre os empresários associados junto a seus funcionários. Boa parte do envolvimento no problema surge de cada uma das empresas. Segundo a CDL, os resultados positivos já foram apresentados em poucos dias. “Lançamos um material específico para os empresários e colaboradores e orientamos que pudessem discutir sobre o assunto com toda a equipe, visando que todos compreendessem a ideia”, afirma a gerente comercial, Joseane Vieira.

Segundo a publicitária Renata Santana, vários empresários já contactaram a CDL e deram várias sugestões. “Inclusive veio a ideia da implantação de um bicicletário em pontos estratégicos, visando incentivar as pessoas a utilizarem de outros meios para se locomover, como a tradicional bicicleta.”

De acordo com a publicitária, desenvolvedora da campanha, a ideia foi identificar algumas das dificuldades encontradas no dia a dia e algumas dicas de como as pessoas podem fazer a sua parte, dentre: respeitar as vagas especiais; estacionar com atenção para não ocupar mais de uma vaga; se o veículo é grande, evitar estacioná-lo em locais que possam obstruir a visão dos outros motoristas; evitar ocupar o dia todo uma vaga que possa receber seu cliente e experimentar usar de meios alternativos de transporte.

O problema com a falta de estacionamento na cidade já vem de longa data e com o passar dos anos, só tende a aumentar. Os empresários fizeram a reinvindicação após algumas outras alternativas, como a implantação do estacionamento regulamentado (Estar), não serem adotadas pelo município. Dessa maneira, a conscientização é uma alternativa cabível e que visa a resolução da demanda em médio espaço de tempo.

“Parti do princípio de elencar as questões básicas e que possam ser atendidas pelas pessoas. Não especificamente em relação ao trânsito, mas situações cotidianas, como não parar torto em uma vaga e ocasionar um problema para os próximos que vierem ocupar as vagas existentes no mesmo local. Isso vale também para os motoristas que ocupam uma vaga durante um grande período de tempo”, comenta Renata.

A campanha foi lançada nas redes sociais da CDL e a entidade conta com o apoio da imprensa local e dos próprios empresários no compartilhamento da ação, com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas que terão acesso a ideia e poderão colaborar. A campanha tem como lema: “Se todos fizerem a sua parte fica mais fácil e rápido estacionar no Centro. Utilize as vagas com consciência.”

CHARGE:

Colaborador

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
CPF na nota? Não, obrigado! Vou trocar por figurinhas!
Moto Noel 2017 reúne motociclistas que espalharam alegria nas vidas e vilas são-mateuenses
A palavra do Prefeito

Os comentários estão fechados