Religiosidade

Celebrações especiais e teatro ao ar livre marcarão a Sexta-feira Santa no município

O teatro ao ar livre organizado pela comunidade da Colônia Iguaçu é realizado há 8 anos no município. (Foto: Acervo Pessoal)

Nesta sexta-feira (30), é comemorado pelos fiéis católicos a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão como também é conhecida. A data retrata a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. De acordo com o padre João Henrique Lunkes, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, o gesto de Jesus na Cruz, é o ápice de sua missão.

“É a maior obra de amor e doação de Deus por todos nós! Com a Paixão de Cristo somos convidados a nos aproximar da Páscoa, maior de todas as graças que Deus nos concedeu”, ressalta João.

O padre também comenta que a data não é um dia de chorar ou de se lamentar por Jesus, mas sim de solidarizar com ele. “Vale lembrar que isso não se faz apenas com a participação da cerimônia da Paixão, indo a Igreja apenas na Sexta-feira Santa, mas com aquilo que ela representa na sua essência: a entrega a Deus e ao próximo, solidarizando com as lutas em prol da vida. Estas celebrações são o centro de nossa fé! Feliz Páscoa a todos!”, felicita João Henrique.

As três paróquias do município e a Igreja Ucraniana Sagrada Família também se organizarão com momentos de fé e adoração, confira os horários e cerimônias que serão preparadas na Sexta-feira Santa em São Mateus do Sul:

Paróquia São Mateus

Das 9h às 11h confissões; 15h celebração da Paixão de Cristo e às 19h procissão que sairá da capela Nossa Senhora dos Navegantes – Vila Amaral, até a Paróquia São Mateus.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

As confissões iniciarão às 8h até 14h30; 9h acontecerá a Via Sacra da Catequese; 15h celebração da Paixão de Cristo e às 19h procissão com o Cristo morto.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa

O momento de confissão inicia às 9h e vai até às 12h; 9h começa a Via Sacra da Catequese; 15h celebração da Paixão e às 17h30 procissão com o Cristo Morto até a comunidade da Colônia Iguaçu, que apresentará um teatro sobre a data santa.

Igreja Ucraniana Sagrada Família

Na igreja ucraniana a celebração na Sexta-feira Santa inicia às 13h com a exposição do Santo Sudário e procissões e adorações a tarde toda.

Teatro ao ar livre

A comunidade da Colônia Iguaçu organizará um teatro ao ar livre na Sexta-feira Santa, que acontecerá logo após a procissão que sairá às 17h30 da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa. O teatro campal será realizado no Centro Polônico Marcelo Janowski (CEPOM).

O teatro é realizado há 8 anos, e a inspiração partiu de cada família participante da comunidade, principalmente dos jovens. O objetivo é encenar um teatro que relembre os tempos de Jesus, e recontar os últimos momentos da história que marcou a fé cristã.

No teatro preparado e organizado ao ar livre, a peça encenará a vida, morte, e ressurreição de Jesus Cristo. A peça contará com a participação de mais de 50 pessoas, entre familiares, amigos, idosos, coral com crianças e jovens, dando assim uma ênfase na encenação como um todo.

A comunidade da Colônia Iguaçu convida todos os são-mateuenses para prestigiar o teatro que está sendo planejado com muito carinho por todos da equipe.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Pelo 12º ano consecutivo, Braspol de São Mateus do Sul organiza momento de oração para São João Paulo II
Padre João Francisco será transferido de São Mateus do Sul
26ª Festa em louvor à Czestochowa Paranska acontece em Água Branca