

O teatro ao ar livre organizado pela comunidade da Colônia Iguaçu é realizado há 8 anos no município. (Foto: Acervo Pessoal)
Nesta sexta-feira (30), é comemorado pelos fiéis católicos a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão como também é conhecida. A data retrata a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. De acordo com o padre João Henrique Lunkes, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, o gesto de Jesus na Cruz, é o ápice de sua missão.
“É a maior obra de amor e doação de Deus por todos nós! Com a Paixão de Cristo somos convidados a nos aproximar da Páscoa, maior de todas as graças que Deus nos concedeu”, ressalta João.
O padre também comenta que a data não é um dia de chorar ou de se lamentar por Jesus, mas sim de solidarizar com ele. “Vale lembrar que isso não se faz apenas com a participação da cerimônia da Paixão, indo a Igreja apenas na Sexta-feira Santa, mas com aquilo que ela representa na sua essência: a entrega a Deus e ao próximo, solidarizando com as lutas em prol da vida. Estas celebrações são o centro de nossa fé! Feliz Páscoa a todos!”, felicita João Henrique.
As três paróquias do município e a Igreja Ucraniana Sagrada Família também se organizarão com momentos de fé e adoração, confira os horários e cerimônias que serão preparadas na Sexta-feira Santa em São Mateus do Sul:
Paróquia São Mateus
Das 9h às 11h confissões; 15h celebração da Paixão de Cristo e às 19h procissão que sairá da capela Nossa Senhora dos Navegantes – Vila Amaral, até a Paróquia São Mateus.
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
As confissões iniciarão às 8h até 14h30; 9h acontecerá a Via Sacra da Catequese; 15h celebração da Paixão de Cristo e às 19h procissão com o Cristo morto.
Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa
O momento de confissão inicia às 9h e vai até às 12h; 9h começa a Via Sacra da Catequese; 15h celebração da Paixão e às 17h30 procissão com o Cristo Morto até a comunidade da Colônia Iguaçu, que apresentará um teatro sobre a data santa.
Igreja Ucraniana Sagrada Família
Na igreja ucraniana a celebração na Sexta-feira Santa inicia às 13h com a exposição do Santo Sudário e procissões e adorações a tarde toda.
Teatro ao ar livre
A comunidade da Colônia Iguaçu organizará um teatro ao ar livre na Sexta-feira Santa, que acontecerá logo após a procissão que sairá às 17h30 da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa. O teatro campal será realizado no Centro Polônico Marcelo Janowski (CEPOM).
O teatro é realizado há 8 anos, e a inspiração partiu de cada família participante da comunidade, principalmente dos jovens. O objetivo é encenar um teatro que relembre os tempos de Jesus, e recontar os últimos momentos da história que marcou a fé cristã.
No teatro preparado e organizado ao ar livre, a peça encenará a vida, morte, e ressurreição de Jesus Cristo. A peça contará com a participação de mais de 50 pessoas, entre familiares, amigos, idosos, coral com crianças e jovens, dando assim uma ênfase na encenação como um todo.
A comunidade da Colônia Iguaçu convida todos os são-mateuenses para prestigiar o teatro que está sendo planejado com muito carinho por todos da equipe.
- Os desafios de amar o próprio corpo - 9 de março de 2020
- É desvendada a lenda dos túmulos que se uniram no cemitério de São João do Triunfo - 7 de março de 2020
- Jovem são-mateuense de 18 anos publica livro independente de poesia - 6 de março de 2020
Comentários