Saúde

Centro de Atendimento de Saúde da Apae é inaugurado em São Mateus do Sul

Foto: Gazeta Informativa

Foto: Gazeta Informativa

Na noite de terça-feira (23), foi realizada a inauguração do Centro de Atendimento de Saúde José Carlos Obrzut da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Escola 21 de Outubro de São Mateus do Sul. Espaço este destinado aos atendimentos clínicos das especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, odontologia, psiquiatria e homeopatia.

Estiveram prestigiando o cerimonial, o prefeito Clóvis Ledur; o secretário para assuntos estratégicos, Flávio Arns; o presidente da câmara de vereadores, Enéas Melniski; Marina Joana Gaspar Ledur; a secretária da assistência social, Cristiane Tapia; representando a secretaria de educação, Dinea Distefano Wiltenburg; a representante do núcleo da União da Vitória Bernadete Volochen; o delegado da polícia civil, Jonas Eduardo; a direção executiva da Apae representada pelo presidente, João Afonso Felchak; representantes da comunidade civil, a comunidade escolar e a equipe de saúde da instituição.

Segundo informações, o Centro de Saúde começou a ser planejado em 2008, contando com o apoio do engenheiro José Carlos Obrzut que voluntariamente se disponibilizou a desenvolver e acompanhar a execução do projeto, sendo que a sua construção se deu a partir do ano de 2010. O investimento da estrutura de 733 metros quadrados foi de quase R$ 500 mil. Os recursos utilizados para a construção foram provenientes 90% das deduções de incentivo do imposto de renda, 5% de recursos próprios e 5% da justiça do trabalho. Cabe dizer, que os mobiliários, os materiais e equipamentos foram conquistados através de projetos desenvolvidos pela equipe de saúde. O Centro de Saúde leva o nome José Carlos Obrzut, eleito democraticamente pela família apaeana por ter contribuído voluntariamente em diferentes projetos na Apae e na comunidade são-mateuense. Essa conquista da Apae de São Mateus do Sul só foi possível graças ao apoio da população, da equipe apaeana e de ações conjuntas que ocorrem em diferentes instâncias da sociedade.

A diretora da Apae, Ieda Maciel Rosa Ballin, comenta: “Baseados no pensamento de Anatole France que diz: ‘Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar’. Foram anos de luta, persistência, muitas vezes de desânimo, mas muitos momentos de esperança, até que essa conquista se tornasse uma realidade, e hoje temos certeza de que vamos proporcionar um melhor atendimento e qualidade de vida aos nossos 120 queridos alunos”.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Hospital São Braz de Porto União faz 1ª captação de múltiplos órgãos
Secretaria de Saúde de São Mateus do Sul investiga caso de febre amarela em macaco
2ª Fase da vacinação acontece em São Mateus do Sul