Saúde

Centro de Atendimento de Saúde da Apae é inaugurado em São Mateus do Sul

Foto: Gazeta Informativa

Foto: Gazeta Informativa

Na noite de terça-feira (23), foi realizada a inauguração do Centro de Atendimento de Saúde José Carlos Obrzut da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Escola 21 de Outubro de São Mateus do Sul. Espaço este destinado aos atendimentos clínicos das especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, odontologia, psiquiatria e homeopatia.

Estiveram prestigiando o cerimonial, o prefeito Clóvis Ledur; o secretário para assuntos estratégicos, Flávio Arns; o presidente da câmara de vereadores, Enéas Melniski; Marina Joana Gaspar Ledur; a secretária da assistência social, Cristiane Tapia; representando a secretaria de educação, Dinea Distefano Wiltenburg; a representante do núcleo da União da Vitória Bernadete Volochen; o delegado da polícia civil, Jonas Eduardo; a direção executiva da Apae representada pelo presidente, João Afonso Felchak; representantes da comunidade civil, a comunidade escolar e a equipe de saúde da instituição.

Segundo informações, o Centro de Saúde começou a ser planejado em 2008, contando com o apoio do engenheiro José Carlos Obrzut que voluntariamente se disponibilizou a desenvolver e acompanhar a execução do projeto, sendo que a sua construção se deu a partir do ano de 2010. O investimento da estrutura de 733 metros quadrados foi de quase R$ 500 mil. Os recursos utilizados para a construção foram provenientes 90% das deduções de incentivo do imposto de renda, 5% de recursos próprios e 5% da justiça do trabalho. Cabe dizer, que os mobiliários, os materiais e equipamentos foram conquistados através de projetos desenvolvidos pela equipe de saúde. O Centro de Saúde leva o nome José Carlos Obrzut, eleito democraticamente pela família apaeana por ter contribuído voluntariamente em diferentes projetos na Apae e na comunidade são-mateuense. Essa conquista da Apae de São Mateus do Sul só foi possível graças ao apoio da população, da equipe apaeana e de ações conjuntas que ocorrem em diferentes instâncias da sociedade.

A diretora da Apae, Ieda Maciel Rosa Ballin, comenta: “Baseados no pensamento de Anatole France que diz: ‘Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar’. Foram anos de luta, persistência, muitas vezes de desânimo, mas muitos momentos de esperança, até que essa conquista se tornasse uma realidade, e hoje temos certeza de que vamos proporcionar um melhor atendimento e qualidade de vida aos nossos 120 queridos alunos”.

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Vacinação para os idosos acima de 85 anos
Hospital elege diretoria para os próximos dois anos
Município de São Mateus do Sul moderniza cadastro de vacinas