Cidade

Chalé localizado na Praça do Iguaçu é reativado

O Chalé das Artes inaugurou no dia 13 de novembro e é o novo espaço dedicado à arte em São Mateus do Sul, localizado na Praça do Iguaçu. (Fotos: Fotos: Assessoria PMSMS)

O chalé localizado na Praça do Iguaçu é um dos destaques da arquitetura tradicional do passado são-mateuense. Local que antes era dedicado ao Chalé do Produtor e que também já foi a sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, hoje traz consigo novo foco e ambiente, inovando na produção de artesanatos criados por moradores do município e comunidades no interior.

O chalé foi reativado no dia 13 de novembro pela Secretaria Municipal de Assistência Social com apoio da Prefeitura Municipal. Ganha como nome “Chalé das Artes”, local dedicado para a venda de produtos artesanais fabricados por frequentadoras dos clubes de mães e também para o trabalho realizado por entidades filantrópicas são-mateuenses.

“Estamos dando essa oportunidade para incentivar a geração de lucro para os moradores do município”, comenta Aurora de Lima Maciel, uma das responsáveis pela administração do espaço.

Aurora também destaca que o custo para a exposição dos artesanatos e produtos fabricados é totalmente gratuito, onde a venda efetuada dos materiais, será revertida novamente para a entidade responsável pela produção da arte. “Contamos com o apoio e o trabalho artesanal feito pelos 22 clubes de mães do nosso município, que terão o lucro revertido para as entidades”, diz Aurora.

Além dos clubes de mães, entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Adolescentro também estarão expondo para venda produtos fabricados pelos membros, principalmente nesse período que antecede o natal, com toalhas, panos de prato, bolsas e diversos materiais feitos especialmente para essa época do ano.

Vale a pena destacar que o Chalé das Artes oportuniza a venda apenas para entidades municipais, não realizando a exposição para trabalhos particulares.

Clube de Mães

O Clube das Mães, que será um dos principais colaboradores do Chalé das Artes está em São Mateus do Sul desde 1997, e oportuniza para as frequentadoras uma nova realidade na administração e geração de lucro.

Hoje com 22 grupos na região, “a finalidade do Chalé das Artes é fazer com que elas mostrem o seu trabalho que por tanto tempo foi elaborado nas comunidades de São Mateus do Sul”, destaca Gicéli Pereira, primeira-dama do município.

Gicéli também enfatiza que o apoio com cursos diferenciados e capacitações para as artesãs dos Clubes de Mães sempre são realizados, incentivando e intensificando dessa maneira a qualidade na produção.

Reunindo-se uma vez na semana, as mães trabalham em pavilhões de igrejas e escolas desativadas, “sempre estamos dando esse apoio, como a compra de máquinas de costuras industriais”, diz Gicéli.

“Convidamos as pessoas para conferirem os produtos artesanais no Chalé das Artes. Se você está passeando pela Praça do Iguaçu, venha conhecer esse novo ambiente dedicado ao trabalho manual de moradores da nossa região”, convidam as colaboradoras.

O Chalé das Artes está localizado na Praça do Iguaçu, com horário de atendimento de segunda à sexta, das 09h às 17h. Os responsáveis ainda estão analisando qual dia melhor convém para o atendimento nos finais de semana.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
ACIASMS participa de posse da FACIAP
Casa de repouso para idosos inicia atendimento em São Mateus do Sul
Após cidadão alertar TCE-PR, São Mateus do Sul suspende licitação de R$ 3,2 milhões