A modalidade escolhida para o torneio foi o Speed Chess. (Fotos: Acervo Pessoal)

Está em andamento o 1º Torneio de Xadrez da Chess Choperia, com a participação de 18 competidores com idade variando do mais novo com 12 anos e o mais experiente com 67 anos de idade, demonstrando que é um jogo apreciado por todas as idades.

Este torneio, que contou com as inscrições gratuitas, faz parte da estratégia de marketing que procura fazer a divulgação da importância do jogo de xadrez e, ao mesmo tempo, é uma promoção da casa que tem o xadrez como temática. Segundo o sócio-proprietário, Timóteo Klich, a predileção pelo xadrez vem desde os tempos de criança quando em sua casa aprendeu a jogar com seu pai, que ensinou a todos não apenas as regras do jogo, mas também a importância no desenvolvimento do raciocínio e da estratégia. Assim, nasceu a ideia do nome do ambiente e também a temática. A realização deste torneio já estava nos planos há algum tempo e agora foi a hora de se colocar em prática. Para quem frequenta a Chess, já conhece as diversas opções de pratos com nomes ligados às jogadas, além de vários tipos de bebidas, sem falar do ambiente encantador que tem o jogo de xadrez como tema principal.

O ambiente da Chess tem o jogo de xadrez como tema principal.

O torneio segue as regras da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), e é disputado, segundo as regras, com grupos que poderiam ser de 3, 4 ou 5 integrantes e optou-se por 3 pelo número de inscritos. A modalidade escolhida foi o Speed Chess ou Xadrez Rápido, onde cada jogador tem um tempo total por partida de 10 minutos, sendo também uma disputa contra o tempo, com cronógrafo. Cada jogador participa de um match (três jogos seguidos no mesmo dia) contra o mesmo jogador do grupo. Os jogos são realizados nas segundas e terças-feiras e podem ser assistidos pelos frequentadores da casa, que colaboram com o silêncio, para não atrapalhar os jogadores das partidas que ocorrem às 19h, 20h e 21h. Sendo uma verdadeira competição contra o relógio, as partidas não correm o risco de se prolongarem, durando no máximo 20 minutos cada uma. Após a primeira fase, os primeiros lugares pelo ranking estabelecido seguem na disputa e aguardam dois competidores que vão passar pela repescagem, entre os 6 colocados em segundo lugar de cada grupo. Depois, enfrentam-se no sistema de mata-mata, onde o melhor colocado no ranking enfrenta o 8º colocado, o segundo com o 7º e assim na sequência.

Este é o 1º torneio e, segundo a direção da casa, anualmente terão dois, um Torneio de Inverno e outro Torneio de Verão. A ideia é que a cada ano o torneio ganhe mais adeptos e difunda cada vez mais a prática do xadrez. Dos 18 participantes deste ano, participam duas mulheres, demonstrando que não fica restrito ao público masculino. Entre os competidores que são menores de idade, as inscrições foram realizadas com o comparecimento dos pais ou responsáveis, que também são obrigados a acompanharem os menores durante a realização das partidas, visto que o torneio se passa no período noturno num ambiente em que é servido bebidas alcoólicas, sendo estas vedadas a menores de idade.

São 18 participantes com idades entre 12 e 67 anos.

O xadrez é um jogo divertido, desafiador e criativo, que traz para os praticantes um grande aprendizado e que pode ajudar a construir a autoestima e a confiança, o xadrez é um dos poucos jogos que exercita por inteiro a nossa mente. Como ferramenta pedagógica, favorece o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico-matemático, a memória, a criatividade, a antevisão, a tomada de decisão e o autocontrole. Além disso, por ser uma atividade com regras bem definidas, também favorece o exercício da ética ao promover o respeito ao oponente e às leis do jogo.

Os apreciadores do xadrez estão convidados a assistirem as partidas que ocorrem sempre às segunda e terças-feiras, iniciando às 19h e, quem sabe, se preparar para participarem do próximo torneio, que tem previsão para o verão do próximo ano.

Serviço:

  • Rua Barão do Rio Branco, 1085, centro.
  • (42) 99832-0172.
A Chess está localizada na Rua Barão do Rio Branco, 1085, centro.

Hugo Lopes Júnior
Últimos posts por Hugo Lopes Júnior (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus do Sul recebe destinação de ambulância para o Corpo de Bombeiros
Psicookies terá cookies recheados a R$ 1 para comemorar o Dia Internacional da Felicidade
Escola CDI oferece descontos de até 55% nas mensalidades de cursos no “Black Friday”