Para participar das competições eles treinam no mínimo três vezes na semana, e para este desafio, realizaram um pedal de Irati a Inácio Martins totalizando 105 km, procurando pela altimetria do lugar. Da esquerda para direita: Luciane Zielinski Andrade, Fábio Elizeu Andrade, Juliana Pietrzaki Levandoski e Sidnei Pereira de Oliveira. (Fotos: Arquivo Pessoal)

Os ciclistas Sidnei Pereira de Oliveira, Fábio Elizeu Andrade, Juliana Pietrzaki Levandoski e Luciane Zielinski Andrade participarão no dia 10 de março, do 11º Desafio Serra do Rio do Rastro, um dos maiores desafios de pedal do país envolvendo a altitude. Para a realização dessas provas, os são-mateuenses buscam apoios e patrocínios de empresários do município, para levar o nome de São Mateus do Sul na competição à nível nacional.

Eles representarão a cidade em duas modalidades: Sidnei e Fábio na bicicleta speed, e Juliana e Luciane na bicicleta montain bike. Sidnei e Fábio competem há três anos e Juliana e Luciane há dois. Eles participaram de alguns campeonatos regionais conseguindo excelentes resultados em suas categorias. Também realizaram algumas viagens de bicicleta até Balneário Camboriú, São Paulo, Matinhos, Lapa, Porto Amazonas e União da Vitória.

Em 2019, os ciclistas optaram por reduzir as competições, pois há custos que envolvem manutenção de bicicleta e viagens. Eles ainda não possuem patrocinadores, e estão em busca de apoiadores e incentivadores do esporte, logo que o desafio é um sonho para todos eles. Para participar das competições eles treinam no mínimo três vezes na semana, e para este desafio, realizaram um pedal de Irati a Inácio Martins totalizando 105 km, procurando pela altimetria do lugar, já que São Mateus não possui serras. “O esforço é grande, porém compensador. As expectativas são grandes. A única tentativa que não vale é aquela que a gente não faz, com certeza faremos uma bela prova se esforçando ao máximo para um bom resultado”, destaca Juliana.

De acordo com eles, o ciclismo são-mateuense necessita de reconhecimento, pois o esporte é visível em outras cidades de nossa região. Por essa falta de apoio, os ciclistas já competiram representando outros municípios. “É difícil ter que representar outra cidade e não a sua, e por isso que estamos pedindo qualquer tipo de auxílio ou patrocínio”, enfoca a ciclista.

Fábio explica que o desafio será dividido em duas modalidades de bicicleta speed de ciclismo ou montain bike, sendo elas separadas por categorias femininas e masculinas, de acordo com a faixa etária e modalidade da bicicleta. O trecho é ultra-sinuoso, com 284 curvas. A partir do município de Lauro Müller, os primeiros 16 km são asfaltados. Nos outros 7 km, em concreto, a emoção é outra: subidas íngremes e curvas de 180°. “A expectativa é terminar a prova sem descer da bike e apreciar as belezas naturais que só quem pedala poderá usufruir, e sempre dando o nosso melhor… E um dia teremos muitas histórias para contar”, expressa.

A filha de Juliana e Sidnei, Thaís Levandoski, está sendo a responsável pela divulgação das ações realizadas pelos ciclistas, e é uma das principais incentivadoras nas buscas de patrocínio. “Estamos ansiosos com a resposta de alguns empresários, pois será muito gratificante para os ciclistas representarem São Mateus do Sul e o comércio local, pois em todos esses anos eles competem representando outras cidades”, diz Thaís.

Para colaborar com os ciclistas, entre em contato no WhatsApp (42) 9 8842-5463, e colabore com o esporte são-mateuense.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
XIX Festival de Mini Vôlei de Areia é promovido pelo Colégio Estadual do Campo Prof. Eugênio de Almeida em Fluviópolis
Jovens são-mateuenses se destacam no 65º Jogos Escolares do Paraná
Equipe de São Mateus do Sul se torna campeã paranaense em duas modalidades de Bocha

Deixe seu comentário

*