Cidade

Cidades Digitais disponibilizará três pontos de internet gratuita em São Mateus do Sul

Nas fotos, trabalho sendo realizado no sábado (12), no Loteamento São Joaquim. A equipe responsável pela instalação é a Energia LRS Manutenção e Construção. (Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Iniciou na segunda-feira (7), na Vila Americana, em São Mateus do Sul, a construção da estrutura que dará a funcionalidade para o programa “Cidades Digitais”, assinado pelo Prefeito Municipal, Luiz Adyr Gonçalves Pereira, no dia 12 de março.

Sendo efetuado pela empresa Energia LRS Manutenção e Construção, da cidade de Campinas – São Paulo, a obra tem previsão de dois meses para sua finalização.

Nessa primeira etapa, estão sendo instaladas as caixas para a passagem de fibra óptica. Na terça-feira (8), Luiz Adyr e o responsável pela informática da prefeitura, Julian Wroblewski, estiveram visitando as obras de instalação das tubulações onde passarão a rede de fibra óptica. De acordo com o engenheiro civil Luiz Roberto Salvador, as obras que tiveram início nesta semana, tem previsão para serem concluídas em 120 dias.

O objetivo do programa é modernizar a gestão, ampliando o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Para isso, atua nas seguintes frentes: construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; disponibilização de aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras; capacitação de servidores municipais para uso e gestão da rede e oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

O município foi beneficiado no programa com mais de R$ 1,5 milhão. A implantação acontecerá em 23 pontos da cidade (prédios públicos), dentre: escolas municipais, Centros de Educação Infantil (CMEIS), unidades de saúde, ginásios municipais, cemitérios na área urbana, pátio de máquinas e demais prédios públicos, além de três pontos de Wi-Fi gratuitos: Ginásio Municipal de Esportes Olívio Wolff do Amaral – Polacão; praça ao lado do Ginásio de Esportes na Vila Bom Jesus e praça em frente à Igreja Matriz São Mateus.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
São Mateus do Sul fica em alerta laranja para fortes chuvas durante a semana
São-mateuenses já aguardam ansiosamente a 2ª edição do Samas Bier
Chalé localizado na Praça do Iguaçu é reativado