
No domingo (24/02), aconteceu o primeiro encontro do Clube de Desbravadores Mirantes do Iguaçu, no Ginásio Municipal Olívio Wolff do Amaral (Polacão). De acordo com membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, responsáveis pelos Desbravadores, o primeiro encontro foi um sucesso, envolvendo cerca de 50 pessoas. Na ocasião, foram apresentados a história do clube aos jovens e pais, onde eles puderam ter uma visão do que acontecerá no clube no decorrer do ano. “Ficamos satisfeitos com o resultado, os pais puderam participar juntos das atividades e gostaram do resultado. Esperamos mais pessoas para nosso próximo encontro”, informa a organização.
A partir desse primeiro contato, os encontros e atividades dos Desbravadores acontecerão aos domingos, às 9h, nas dependências do Colégio Estadual São Mateus. O próximo encontro marcado será no dia 10 de março. “Nesses momentos os jovens terão a oportunidade de aprender um pouco mais sobre civismo, especialidades como jornalismo, computação, como cuidar da natureza, como ser um cidadão útil à São Mateus do Sul, como desenvolver liderança, saúde e aptidão física entre outras atividades. Ao participarem de atividades ao ar livre (acampamentos, caminhadas, especialidades sobre a natureza, etc.), os Desbravadores experimentarão um senso de admiração e adoração ao observarem e explorarem a beleza, majestade e poder criativo na natureza”, enfatiza a equipe.

Instigados sobre a criação dos Desbravadores em São Mateus do Sul, o grupo enfatiza que enxergava a necessidade de um trabalho voltado aos jovens entre 10 e 15 anos, faixa etária que melhor se consegue ensinar valores e promover as atividades do Clube de Desbravadores. “O desejo de transmitir valores conhecimento aos nossos jovens e criar responsabilidades para que sejam cidadãos de respeito e integridade, promovendo um desenvolvimento emocional, físico e social a cada um. Pretendemos melhorar nossa cidade, visitar asilos, hospitais e melhorar os locais de convivência pública através de nossos serviços.”
Objetivos dos Desbravadores

A faixa etária dos Desbravadores é um período em que muitas decisões estão sendo tomadas e que afetarão seus relacionamentos futuros e seu desenvolvimento pessoal. Portanto o objetivo do grupo é tirar os jovens e adolescentes das más influências das ruas e ensiná-los a serem cidadãos responsáveis, multiplicadores de conhecimento e úteis à sociedade. Encorajar os jovens a descobrirem seu próprio potencial, e a empregarem seus talentos e capacidades para cumprir as expectativas que almejam na vida.
As atividades buscam ensinar habilidades específicas e hobbies aos jovens que trarão maior satisfação à vida e ocuparão seu tempo com realizações proveitosas. Os jovens e adolescentes experimentam satisfação e prazer ao empregarem suas mãos para modelar artigos de madeira, plástico, aço, barro, feltro e fios, e ao descobrirem como as coisas funcionam e operam.
O grupo objetiva cuidar da saúde física, desta forma animando os futuros Desbravadores a manterem a boa forma física. Este é um meio importante para evitar a ociosidade e o tédio.
Dar oportunidade para o desenvolvimento de liderança ao animar os membros do Clube a trabalharem juntos e a partilharem suas responsabilidades de liderança. Isso irá levá-los a aprenderem as lições da obediência, da disciplina, da troca de ideias, do patriotismo e do processo das dinâmicas de grupo.
Procurar cultivar o desenvolvimento harmônico da vida física, social, intelectual e espiritual do Desbravador. O revigoramento da mente e do corpo e a promoção de um espírito altruísta proverão estímulos para o crescimento pessoal e auxiliarão a usar para o bem as energias que estariam sendo gastas em entretenimentos nocivos.
- Os desafios de amar o próprio corpo - 9 de março de 2020
- É desvendada a lenda dos túmulos que se uniram no cemitério de São João do Triunfo - 7 de março de 2020
- Jovem são-mateuense de 18 anos publica livro independente de poesia - 6 de março de 2020
Comentários