Educação e Cultura

CMEI’s de São Mateus do Sul promovem feira sobre o meio ambiente

Projeto desenvolvido pela SEMEC foi intitulado como “Meio Ambiente e Coleta Seletiva: construindo o nosso futuro”, e envolveu 500 crianças. (Foto: SEMEC)

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Mateus do Sul (SEMEC), promoveu no dia 7 de novembro, no Clube Ideal São-mateuense (CIS), a 1ª Exposição do projeto Meio Ambiente e Coleta Seletiva junto aos alunos dos 12 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

A exposição marcou uma das fases do projeto que foi criado pela equipe pedagógica do setor de Educação Infantil da SEMEC no primeiro semestre de 2018, e aplicado aos 553 alunos de 4 e 5 anos da rede municipal, desde agosto do mesmo ano.

A justificativa do projeto está diante a necessidade e a conscientização da preservação do meio ambiente para a nossa vida e de todos os seres vivos, sendo de suma importância desde os primeiros anos de vida da criança a conscientização e preservação. É comprovado de que quando esse ensinamento se dá já nos primeiros anos de vida elas crescerão com essa ideia bem formada. Esses ensinamentos se dão através de várias ações que podem ser desenvolvidas ainda na Educação Infantil.

De acordo com Márcia Franco, Coordenadora dos CMEI’s, desenvolver um projeto de coleta seletiva de lixo é a melhor forma de destinar os resíduos adequadamente. “Se não houver um gerenciamento adequado, o grande volume de material apresenta sérios riscos de poluição e de contaminação ambiental. As crianças começam a aprender a importância da reciclagem e da coleta seletiva na escola através de diversos projetos, assimilam rapidamente as informações e passam a entender que a reciclagem pode ajudar em mais de cinquenta por cento na preservação. Poderemos colaborar muito no desenvolvimento de práticas positivas para o futuro.”

Também segundo a coordenadora, cada uma das instituições sempre teve trabalhos voltados à questão do meio ambiente, mas em 2018 foi desenvolvido o projeto denominado como “Meio Ambiente e Coleta Seletiva: construindo o nosso futuro”.

“As professoras foram instruídas sobre como atuar com o projeto junto aos alunos. A ideia foi muito bem aceita pelas por elas, e principalmente pelas crianças que adoraram”, diz a coordenadora.

Uma das atividades propostas pelo projeto levou as crianças a visitaram a Cooperativa São-mateuense de Materiais Reciclados (COSAMAR), onde puderam associar a teoria metodológica à prática, conversando com os cooperados catadores de materiais. Além de também visitarem alguns espaços em suas comunidades que geralmente os próprios moradores utilizam de forma erronia como depósito de lixo.

Na exposição todos os alunos dos CMEI’s apresentaram seus projetos e materiais desenvolvidos no decorrer da aplicação do conteúdo aos vários membros da comunidade presentes, dentre eles o Prefeito Municipal Luiz Adyr e o Secretário de Educação e Cultura, Jorge Manfroni, que fizeram a abertura do evento e enalteceram o trabalho da equipe de profissionais da SEMEC.

Márcia conta que para finalizar o projeto os alunos ganharão um passeio na chácara de seu esposo e lá poderão se deparar com um cenário diferente que estão acostumadas na cidade, pois a natureza da zona rural também requer cuidados ainda mais específicos do que na cidade. A coordenadora conta que já planeja mais um projeto deste nível para o próximo ano.

Colaborador

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Profissionais da Educação fazem mobilização em São Mateus do Sul
Projeto Portal do Saber beneficia crianças da Vila Bom Jesus
Antonio Olinto recebe cinema gratuito pela Mostra Itinerante de Filmes John Deere

Os comentários estão fechados