Público presente à solenidade de posse. (Fotos: Hugo Lopes Júnior/Gazeta Informativa)

Ocorreu na noite de quarta-feira, dia 18 de agosto, a posse da nova diretoria do Codesamas nas dependências do JS Soluções, com a presença de diversas autoridades e empresários.

O Codesamas é uma entidade formada por representantes da sociedade civil e das entidades estabelecidas, com o objetivo de trabalhar em parceria com o poder público na formulação e realização do desenvolvimento de nossa cidade, procurando diretivas que transformem o futuro com ações hoje e que repercutirão no futuro. Começou em 2016, quando foi criado em conjunto por empresários, pela Câmara de dirigentes Lojistas e Associação Comercial Industrial e Agrícola de São Mateus do Sul, tendo como seus primeiros presidentes a Sra. Ingrid H. Ulbrich e o Sr. Timóteo Klich que promoveram a estruturação e legalização do NDE – Núcleo de Desenvolvimento e Empreendedorismo, tendo Ingrid H. Ulbrich como sua presidente de honra e o Sr. Timóteo foi o primeiro presidente eleito oficialmente. Em 2018 assumiu a presidência o Sr. Manoel Cordeiro Jr, que agora passa o cargo ao Sr. Haroldo M. Ferreira.

Manoel Cordeiro Júnior, falando aos presentes, resumiu a atuação do Codesamas, que é “Fazer pontes, entre a administração pública e a sociedade civil organizada, unir esforços para chegarmos ao que a cidade quer”. Fez também um agradecimento especial às diversas empresas parceiras nessa caminhada e a todos que integraram a sua diretoria. Destacou a parceria existente entre o Codesamas e o Poder Público na tomada de algumas decisões, sendo a entidade chamada para conhecer projetos a serem implantados em São Mateus do Sul.

Haroldo Ferreira, assumindo a presidência, comentou: “Quando fui convidado a assumir a presidência comentei que não sabia falar e me disseram que não é necessário falar, mas sim trabalhar”. Disse ainda: “Vamos ouvir o Poder Legislativo, Poder Executivo e sermos ouvidos também, não vamos atrapalhar, nem criticar ou competir, queremos nos unir pelo interesse da sociedade, de maneira voluntária e com bom senso”. Agradeceu a prefeita Fernanda Sardanha e seus secretários que aceitaram opiniões em relação à Avenida Ozy Mendonça de Lima, demonstrando como é a parceria.

Entrega de sugestão de Projeto de Lei a prefeita Fernanda Sardanha e vereador Jeciel Franco.

Presidente Haroldo Ferreira de branco e o vice-presidente, Caciano Sousa, falando ao público.

O vice-presidente, Caciano Sousa, agradeceu aos presentes e destacou a nossa economia. Agradeceu também ao Manoel Cordeiro Jr, pelo trabalho desenvolvido até aqui, esperando dar sequência ao seu trabalho. Também destacou as reuniões informais para as discussões, que são feitas até mesmo no chimarródromo, tomando um mate.

O deputado estadual Emerson Bacil destacou os trabalhos desenvolvidos pelas entidades organizadas em nossa cidade, que trazem o diálogo as ideias e necessidades. Comentou das muitas demandas conquistadas para São Mateus do Sul e destacou uma importante notícia sobre contato com a Agência Nacional do Petróleo e o resultado dos entendimentos sobre os royalties, que está próximo da solução, num acordo de R$ 500 milhões, sendo que 30% desse valor será para o município e, segundo Bacil, o governo do Estado se comprometeu em investir o restante no município e região.

A prefeita Fernanda Sardanha destacou a importância dos conselhos, do trabalho voluntário realizado e dessa importante parceria do Poder Público com a sociedade civil. Falou também sobre a importância do pertencimento que a sociedade deve ter para com a cidade, de dar valor às coisas de nosso município, como nosso IG, ser Capital da Erva Mate, Capital Polonesa, as empresas de ponta que temos, nossa agricultura. Destacou também os trabalhos sobre o turismo que são realizados na cidade e os investimentos que estão sendo realizados na tentativa de trazer o IFPR, o novo parque industrial e as incubadoras. “Trabalhamos de mãos dadas com a sociedade civil organizada, temos as portas sempre abertas para receber a todos”, falou Fernanda Sardanha.

Haroldo Ferreira, novo presidente que tomou posse no Codesamas.

Jeciel Franco, representando a Câmara Municipal, falou da importância da interação com entidades, empresários e cabeças pensantes nos diversos projetos, destacando as portas abertas da Câmara Municipal.

O Sr. Írio Janoski presenteou Haroldo Ferreira com um livro contando a história do Karolinka e agradeceu ao apoio que o grupo recebe.

Haroldo Ferreira, durante a solenidade, entregou a prefeita Fernanda Sardanha e ao vereador Jeciel Franco uma sugestão de projeto de lei, onde as reformas e novos projetos de intervenção nos locais públicos procurem destacar as características históricas do município, como a imigração polonesa, a erva mate, a navegação dos vapores, o xisto, mantendo as características locais que precisam ser mantidas e destacadas.

Após o encerramento, foi realizado um coquetel para os presentes.

Nova diretoria

Presidente: Haroldo M. Ferreira;
Vice-presidente: Caciano Sousa;
Primeira Secretária: Tamara R. de Oliveira Nadolny;
Segunda Secretária: Íris dos Santos Janoski;
Primeira tesoureira: Helena Schmidt Zelinski;
Segundo tesoureiro: Felipe Janps.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Câmara aprova e prefeito sanciona novo perímetro urbano
Promotoria Eleitoral e Gaeco cumprem mandados de busca e apreensão em São Mateus do Sul
Vinda de ramal de gás para o município é pauta em reunião