O letreiro com o dizer “Eu amo São Mateus do Sul” foi colocado próximo a uma das principais entradas de nosso município, se configurando com um belo cartão de visita a todos que passam pelo local. (Foto: Divulgação Codesamas)

O Codesamas (Conselho de Desenvolvimento Econômico de São Mateus do Sul) é uma entidade representativa bastante atuante junto ao município. Sua composição completa reúne membros de outros movimentos da sociedade organizada de nossa cidade, sendo estes a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS), a IG-Mathe, e o Observatório Social (OS).

Dentro do Conselho, existe um grupo intitulado Codesamas – Turismo, cujo objetivo principal é o planejamento de ações criativas voltadas a esta área em nossa cidade, sem necessariamente utilizar recursos público para tal. Neste cenário, emergiu a mais nova ideia que já está sendo implementada, a instalação de um letreiro com o dizer “Eu amo São Mateus do Sul”, que ficará localizada em uma das entradas mais utilizadas de nosso município.

Ação voluntária

De acordo com os envolvidos na ação, a ideia tem por objetivo realçar ainda mais os aspectos turísticos de nossa cidade. O letreiro foi instalado nesta quarta-feira (23), próximo à entrada da BR-476, uma das principais vias de acesso ao nosso município. “Este tipo de intervenção turística passou a ser bastante comum em várias cidades brasileiras. Destacamos a força de nossas entidades de representação, que ao longo de 2020 concretizaram tantas demandas muito importante à sociedade de maneira geral”, destacou Haroldo Ferreira, membro do Codesamas.

Ainda conforme depoimento, a concretização da ideia foi possível através da ação voluntária dentro do próprio grupo. “Em um primeiro momento, realizamos um orçamento para dimensionar o investimento que seria necessário fazer. Um casal dentro do próprio grupo resolveu ceder os seus talentos no artesanato, se dispondo a produzir o letreiro. Destacamos a criatividade e também o envolvimento observado nas entidades representativas, através deste importante meio muitas ações foram efetivadas recentemente”, evidenciaram os membros do Codesamas.

Atuação do Codesamas

O Codesamas atua junto à sociedade são-mateuense, tendo como objetivo principal o planejamento e o desenvolvimento de ações integradas em nosso município dentro dos próximos anos. Através de parcerias celebradas entre as entidades representativas e a Administração Pública, diversas demandas levantadas pelos setores produtivos de nossa cidade foram discutidas e até mesmo sanadas, fato que dá ainda mais visibilidade e importância ao Conselho. “Através de um somatório de forças, o nosso Conselho atua em parceria com as entidades, pois todas essas organizações têm como único objetivo alcançar maior desenvolvimento econômico e progresso em nosso município”, evidenciou Junior Cordeiro, presidente do Codesamas.

É digna de destaque, a parceria realizada com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cuja metodologia tem por objetivo facilitar a criação e o fortalecimento dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico. Destacam-se ainda, alguns momentos recentes especiais da atuação do Codesamas em nossa cidade, como uma palestra com representantes da cidade turística de Gramado – RS, a sugestão de pavimentação no Distrito Industrial são-mateuense (as obras já foram concluídas), alguns eventos de capacitação e entendimento de processos licitatórios, e até mesmo a concretização da Rua do Mathe, importante espaço voltado ao fortalecimento da cultura e do turismo locais.

Em prol do desenvolvimento local

O presidente do Codesamas ainda comentou sobre outros projetos encampados pela organização. “Dentro das ações desenvolvidas pelos nossos Grupos de Trabalho (GT), ainda gostaria de dar destaque para uma sugestão de uma ciclovia e calçada cidadã que sejam instaladas da ponte do Rio Iguaçu, até a Rua Ulisses Faria. Também temos outra proposta de intervenção urbana, a ser realizada no trecho da BR-476 localizado entre o trevo de União da Vitória e a Incepa. São ações voltadas a otimizar e melhorar a nossa realidade local”, concluiu Junior Cordeiro.

De acordo com os membros da entidade, a diretoria definiu a organização interna em Grupos de Trabalho (GT), cujas demandas relacionam-se ao desenvolvimento de nossa cidade. No que se refere ao GT de Turismo, a área é representada atualmente por Caciano Sousa. O GT de Infraestrutura é comandado por Fernando Gonzaga Pinto. Por fim, o GT de Educação é representado atualmente por Marcio Russo. O presidente do Codesamas ainda afirmou que a organização já solicitou ao município a implementação do Prodec (Programa de Desenvolvimento Econômico), que se iniciará através da atuação em parceria com o SEBRAE, a partir do próximo mês de janeiro.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Roubos a residências deixa população são-mateuense apreensiva
Unidade da Receita Estadual será fechada em São Mateus do Sul
Mulheres conseguem vencer desafios encontrados no empreendedorismo