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Colaboração e engajamento: conheça a terceira fase do Marketing

Vivemos o desenvolvimento de uma nova era do marketing, voltada para valores, na qual os consumidores são tratados como seres humanos plenos, com mente, coração e espírito. É o chamado Marketing 3.0, conceito trazido pelos autores Kotler, Kartajaya e Setiawan no livro “Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano”.

Para entender esta nova era, vamos relembrar um pouco a história do marketing. O seu surgimento confunde-se com o próprio surgimento do comércio, uma das primeiras atividades humanas, quando este ainda se dava pelo formato de escambo. A própria palavra marketing demonstra essa relação, uma vez que se trata de uma derivação da palavra latina mercare, que, na Roma Antiga, referia-se ao ato de comercializar produtos (SANTOS, 2009).

No entanto, o marketing só surgiu como área de conhecimento de fato no século XX, com o desenvolvimento do comércio no mundo ocidental. Nessa fase inicial do seu desenvolvimento enquanto área de conhecimento, especialmente entre a década de 1950 e 1960, o foco do marketing estava no produto. Nessa etapa, o importante era simplesmente efetuar a venda.

Já entre as décadas de 1970 e 1980, a gestão do cliente ganha destaque. Surge a preocupação com o relacionamento com o cliente, para que ele voltasse a fazer novas compras.

Agora no Marketing 3.0, o consumidor é convidado a ter postura ativa, participando do desenvolvimento de produtos e comunicações da empresa. É preciso agir de forma globalizada, criativa e colaborativa.  No mercado atual, os consumidores não estão mais unicamente preocupados com o produto ou serviço oferecido, eles buscam empresas que abordem suas mais profundas necessidades de justiça social, econômica e ambiental em sua missão, visão e valores.

O maior propulsor desta transformação é a nova onda tecnológica, que, por facilitar a expressão e a colaboração dos indivíduos entre si, provocou enormes mudanças nos consumidores, nos mercados e no marketing ao longo do último século.

Esta mudança representa um desafio: como se posicionar neste novo mercado, no qual a comunicação institucional e a propaganda corporativa já não têm mais poder absoluto? E a sua empresa, como está trabalhando para aderir às novas tendências?

Larissa Drabeski

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