Educação e Cultura

Colégio da Vila Americana é destaque em avaliação estadual das escolas públicas

Foto: Thaís Siqueira/Gazeta Informativa

O governo do Paraná divulgou na semana passada o resultado das provas do SAEP (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná), um sistema próprio do Estado do Paraná para avaliação do desenvolvimento cognitivo dos alunos da rede pública do Estado, e avalia conhecimentos de língua portuguesa e matemática.

As informações extraídas dessa avaliação são usadas pelos gestores escolares para planejamento de ações pedagógicas voltadas aos estudantes das series finais do ensino fundamental e ensino médio.

O Colégio Estadual Professor Paulo Stencel, da Vila Americana, surpreendeu pelo bom desempenho de seus alunos na última avaliação estadual, realizada no final do ano de 2017 e cujo resultado foi agora divulgado, apresentando média superior à média regional e à média estadual, o que segundo a diretora, Sonia Sebben de Pauli, se deve a alguns fatores específicos do colégio, que favorecem a aprendizagem dos alunos em todos os níveis.

“Entre esses fatores se destaca o fato de não haver superlotação das turmas, o que é um dos motivos determinantes para potencializar o trabalho dos professores de todas as disciplinas, e também o fato do Colégio possuir um quadro de professores lotados no estabelecimento (permanentes) bastante significativo em relação ao total de professores que trabalham no estabelecimento, o que estabelece vínculos mais sólidos entre alunos e equipe, favorecendo a aprendizagem”, comenta equipe.

O SAEP avalia os alunos do ensino fundamental e médio. Em 2017 foram avaliados os alunos do nono ano (último ano do fundamental) e do terceiro ano médio (último ano do ensino médio). Em 2018 serão avaliados os alunos do sexto ano fundamental (primeiro ano nas séries finais do fundamental) e o primeiro ano médio.

Na avaliação de 2017, no nono ano, a média do Estado do Paraná foi de 50,8 e do Núcleo de Educação de União da Vitória foi de 51,3. A média do Colégio Prof. Paulo Stencel foi de 53,0, mais de dois pontos acima da média estadual.

Já no ensino médio, a média estadual foi 52,3 e a do núcleo regional de 53,7 enquanto a média do Colégio foi de 54,4, também quase dois pontos acima da média estadual.Os resultados foram informados a professores, alunos e pais, pois segundo a direção é necessário que os pais e responsáveis estejam cientes da qualidade do ensino oferecido no Colégio.

“É frequente alguns pais quererem mudar seus filhos para outros estabelecimentos, especialmente no centro da cidade, por acharem que colégio maiores podem oferecer ensino melhor, o que segundo professores e diretores é o inverso, uma vez que a maioria dos professores trabalham em vários estabelecimentos ao mesmo tempo, de modo que seus conhecimentos são os mesmo em qualquer lugar, porém o porte menor do colégio da Vila Americana permite maior eficácia na transmissão dos ensinamentos e maior controle da escola sobre os alunos no que se refere à frequência e disciplina”, reforça a equipe.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
II Mostra Cultural do Agrinho integra alunos no campo e cidade
25ª Tradycje Polskie inicia neste fim de semana com o Baile Polonês
Colégio Estadual São Mateus conta em seu espaço com uma ampla sala de jogos e lazer