Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias de Antonio Olinto recebe verba destinada ao projeto Escola 1000

O evento de entrega aconteceu na quarta-feira (7) e reuniu autoridades e comunidade que prestigiaram a assinatura do contrato de verba destinada ao Colégio. (Foto: Adriano Dubiel)

Aconteceu na última quarta-feira (7), nas dependências do Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias em Antonio Olinto, o evento para assinatura do contrato da ordem de serviço de início das obras de reparos e melhorias do Programa Escola 1000.

Estiveram presentes no evento autoridades estaduais, municipais e a comunidade local, destacando a presença de Ricardo José Brugnago, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória; o prefeito municipal de Antonio Olinto Fabio Staniszewski Machiavelli; Telma Staniszewski representando o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o diretor do Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias, Anderson dos Santos e a diretora auxiliar, Roberta de Almeida da Silva; secretária municipal de educação, Joelse Mayer; a fundadora e primeira diretora do Colégio Sebastiana Cordeiro da Silva Dubiel, convidada especial do NRE União da Vitória, além de diretores e representantes de empresas locais e regionais.

O Programa Escola 1000 foi idealizado pelo secretário chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni e pela secretária, Ana Seres, contando com a execução do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR) e a coordenação do presidente Sérgio Brun, tendo a finalidade de manter os estabelecimentos de ensino em perfeitas condições de uso. Tal iniciativa possibilitará que 30% dos colégios estaduais do Paraná tenham a oportunidade de realizar diversas melhorias na sua estrutura física, para que um número maior de estudantes e professores tenham melhores condições de estrutura e conforto no dia a dia escolar.

O diretor do colégio, Anderson Alves, deu as boas-vindas e agradeceu os presentes e mencionou os eventos que ocorrerão em comemoração ao aniversário de 50 anos do Colégio, comentou que ficou emocionado ao ler os comentários dos ex-alunos do colégio que foram postados no grupo Memórias de Antonio Olinto, momento em que percebeu como essa instituição marcou e provocou mudanças na vida de inúmeras pessoas do município. Ele também citou e fez agradecimentos a equipe do jornal Gazeta Informativa pela matéria de destaque referente ao colégio e sua história.

Em seu discurso, Anderson destacou a importância desse dinheiro para as melhorias na estrutura do colégio, que há muitos anos se fazia necessária. “Este valor será destinado para troca da parte elétrica superior; a troca dos pisos de todas as salas de aulas, que atualmente são de tacos de madeiras sendo a maioria desde que o prédio foi construído em 1966 e também para a revitalização de todas as calçadas do prédio antigo e a substituição de todas as grades antigas das caneletas fluviais que serão trocadas”, diz.

A previsão do início das obras é para o dia 14 de fevereiro, tendo noventa dias de prazo máximo para a finalização das obras a partir desta data. Representando o NRE de União da Vitória, Ricardo fez referência da importância que o Colégio Estadual do Campo Duque de Caxias possui para o desenvolvimento do município, e parabenizou o colégio pelos seus 50 anos de fundação, homenageando a fundadora e primeira diretora do colégio, a professora Sebastiana.

Nesse evento, o Ricardo, anunciou, que em parceria com o deputado Alexandre Cury, o NRE estará liberando em 2018 um recurso no valor de 8 mil reais para que o colégio compre equipamentos para a melhoria do ensino, como projetores, computadores e o que mais for considerado necessário e importante para melhorar ainda mais a qualidade do ensino dos alunos.

Ao encerrar a sua fala, Ricardo destacou que dos 2.100 colégios estaduais, 700 foram contemplados pelo Programa Escola 1000. Em entrevista ao jornal Gazeta Informativa, Ricardo explicou que o Colégio do Campo Duque de Caxias foi um dos últimos a receber a autorização devido a critérios técnicos e de logística, uma vez que a sede regional do Paraná Edificações, fica distante do município e também devido a necessidade mais urgente que outros colégios do NRE de União da Vitória tinham na realização de suas obras. Ricardo também parabenizou a Gazeta Informativa, pela reportagem de destaque sobre a história dos 50 anos do Colégio do Campo Duque de Caxias, disse que ficou emocionado com a história de vida da professora fundadora porque é similar a história vivida pelo seu pai, Jair Brugnago, que também foi professor, diretor e depois chefe do NRE de União da Vitória.

O prefeito Fabio esteve presente prestigiando o evento, em seu discurso parabenizou o professor Anderson pelo seu trabalho frente a direção, o qual em pouco tempo já percebeu mudanças significativas na estrutura do colégio. Para o prefeito, “somente os tolos não investem em educação, e quando há ações e visão em torno de investir no futuro, a primeira coisa que vem na cabeça é investir na educação”.

A diretora auxiliar e representante do Conselho Escolar, Roberta de Almeida, destaca que, “o Programa Escola 100 será um marco para o Colégio, devido ao alto valor disponibilizado. É importante destacar que esse valor será investido em melhorias que a comunidade escolar elencou como prioritárias e que tudo isso demonstra o compromisso com a educação e com a gestão democrática”. Após os discursos os representantes foram convocados para assinarem o contrato da prestação de serviços e início das obras no colégio.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: