Policial

Colégio Estadual São Mateus foi cenário de depredação e mau uso durante os Jogos Abertos

Fotos: Divulgação

Mais de 2,6 mil atletas vieram para São Mateus do Sul, no último final de semana, para a competição da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs). Organizada pela Secretaria de Estado de Esporte e Turismo (SEET) e com o apoio da Prefeitura, a fase regional dos JAPs trouxe representantes de quase 20 municípios para São Mateus do Sul.

Conforme o Secretário Municipal de Esporte e Turismo, Artur Roscoche dos Santos, o Colégio Estadual São Mateus, foi alojamento para três delegações (cerca de 250 alunos). No entanto o colégio foi cenário de depredação e mau uso, com vidros quebrados, extintores violados e espalhados pelo colégio, chaves das salas de aula jogadas pelo pátio, enfim, inúmeros danos ao patrimônio. “Ao chegarmos na segunda-feira, dia 03, pela manhã foi assustador! As salas estavam todas abertas, lâmpadas acesas, muita sujeira, preservativos jogados no chão e grande quantidade de litros de bebida alcoólica”, é o que conta a diretora do colégio, Telma Staniszewski.

Segundo Telma, os alunos acabaram perdendo a 1ª aula para poderem organizar e limpar as salas, ação esta que deveria ter ocorrido no domingo, e a escola deveria ter sido entregue à direção como foi entregue aos atletas na sexta-feira, ou seja, limpa, arrumada e organizada. O mais surpreendente a todos nós é sabermos que essas pessoas que estavam bebendo, fumando narguilé, depredando patrimônio público se intitulam atletas”, opina.

De acordo com o Secretário, as delegações que estavam alojadas no local em que foram detectados os problemas já foram identificadas. “A Secretaria solicitou as imagens das câmeras de segurança do Colégio São Mateus para que pudesse encaminhar à Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, que organiza os jogos. Porém, ao solicitar as imagens à diretora, a Secretaria foi informada de que as câmeras estavam com problemas e que não puderam captar as imagens”, conta.

De qualquer forma, a Secretaria Municipal de Esporte e Turismo tomou algumas providências, com fotos, relatos e registros, e está repassando as informações à Comissão Central Organizadora dos Jogos, que deverá aplicar uma punição às delegações que estavam alojadas no local onde foram detectados os problemas. Segundo o Secretário, a delegação poderá até ser suspensa dos jogos em função dos ocorridos.

Segundo o Secretário, a Secretaria definitivamente não compactua com este tipo de conduta por parte de alguns poucos atletas e ressalta que, desde 2013, vem trazendo grandes competições estaduais para o município. “Esta foi a única ocorrência envolvendo problemas em alojamentos registrados nos jogos. Nos outros alojamentos, tudo correu perfeitamente. Como de costume, equipes da limpeza da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo trabalharam pela manhã e à tarde realizando a limpeza dos locais cedidos pelas escolas; e vigias circularam pelos alojamentos”, ressalta.

Neste próximo final de semana, quando as delegações voltam para São Mateus do Sul, para a realização das finais de algumas modalidades, as equipes vão receber as chaves dos alojamentos diretamente da CCO que, juntamente da Secretaria Municipal de Esporte e Turismo, vão relatar os ocorridos, reforçar o pedido de respeito por parte das delegações e alertar para possíveis punições em caso de danos ou de depredação.

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Empresário são-mateuense morre em grave acidente na BR-376
Kombi pega fogo em posto de combustível em São Mateus do Sul
Enfermeira com familiares em São Mateus do Sul é assassinada em Joinville