Educação e Cultura

Colégios estaduais de São Mateus do Sul se mobilizam para comemorações ao dia do estudante

Atividades diferenciadas fizeram com que o dia do estudante se tornasse um dia diferenciado no calendário escolar. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa e Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

O dia do estudante (11 de agosto) é comemorado no Brasil desde 1927, e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes. Em 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o dia do advogado no Brasil.

Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o dia do estudante

Redes de ensino em todo o Brasil fazem com que esta data fique marcada para alunos com inúmeras atividades diferenciadas no decorrer do dia, como palestras, brincadeiras, jogos, músicas e diversos tipos de ações que mobilizem a importância de um ambiente escolar para a vida estudantil.

E em São Mateus do Sul, no decorrer deste dia, foram realizadas diversas atividades para os alunos são-mateuenses. O Colégio Estadual São Mateus no período matutino e vespertino realizou um piquenique coletivo no Ginásio de Esportes Olívio Wolf do Amaral (Polacão).

De acordo com a diretora Telma Staniszewski, “para homenagearmos os alunos do colégio, realizamos o resgate de uma tradição que fazíamos antigamente. Foi uma forma de diferenciar, e mostrar que podemos nos divertir de uma forma variada e de dividir a conversa com os colegas. Quero parabenizar e valorizar todos os estudantes, e também mostrar a importância do estudo, do conhecimento e da educação na vida de cada um deles”.

Os alunos foram avisados com antecedência sobre a data e a atividade realizada, e se organizaram com a turma para a partilha de lanches. Uma boa conversa, jogos e um tempo propício para o piquenique foram destaques para esta data. No período noturno ocorrerá a partilha de lanche especial e música ao vivo para os estudantes.

No Colégio Estadual Duque de Caxias, uma iniciativa do Grêmio Estudantil Aliança Jovem proporcionou momentos de homenagens e conversas com a diretora Clemira Santana sobre a importância de um estudante para a vida cidadã. Com o apoio da direção, esquipe pedagógica, professores e patrocínio da Papelaria Graffitti, foram entregues lembranças para cada estudante, que demonstrou o grande carinho da instituição para cada aluno.

Na mesma ocasião, o salão nobre foi palco para o professor de história e também músico Felipe Chico cantar algumas músicas de grande valia para a vida dos alunos. O corredor central também conta com um mural de fotos que foram tiradas nas dependências do colégio, uma singela forma de valorizar e incentivar a participação dos alunos.

Uma vida estudantil estimulada por membros de uma rede de ensino motiva cada vez mais o interesse e a participação dos alunos nos trabalhos na instituição de ensino. A Gazeta Informativa apoia e parabeniza todos as iniciativas, e aos alunos por esta data muito importante.

Piquenique e atividades que foram realizadas com os alunos do Colégio Estadual São Mateus:

Palestra e apresentação do professor e cantor Felipe Chico para os alunos do Colégio Duque de Caxias:

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
25ª Tradycje Polskie inicia neste fim de semana com o Baile Polonês
3ª reportagem da série “O Desabafo do Professor”
Secretaria Municipal de Educação e Cultura apresenta projetos que serão adotados junto aos alunos em 2018