Saúde

Coleta de Sangue ‘extra’ será realizada no sábado dia 27 de fevereiro, em União da Vitória

Foto: AEN

Foto: AEN

Para o mês de março está programado dia 19 e abril dia 30

Habitualmente, a Unidade de Coleta de Transfusão de Sangue (UCT) – Banco de Sangue de União da Vitória – programa um sábado por mês para receber doadores. Em fevereiro dia 27, em março dia 19 e abril dia 30. O objetivo é dar oportunidade para pessoas que, por conta de seus trabalhos ou demais afazeres, ficam impossibilitadas de doar durante a semana. Também, os voluntários podem doar de segunda à quinta-feira, das 13h às 16h, e sexta-feira das 13h às 17h. É necessário chegar, pelo menos, meia hora antes do final do expediente, afim de realizar o cadastro, consulta e triagem.

Para realizar a doação, as recomendações são simples. Entre elas, estar em boas condições de saúde, ter idade entre 18 e 61 para primeira doação, podendo estender a periodicidade até um dia antes de completar os 70 anos, para quem já é doador. Ainda, jovens com idades entre 16 e 17 anos pode coletar sangue, acompanhados de um responsável legal. Também o voluntário deve estar bem alimentado, não ter fumado nas quatro horas que antecedem a doação ou ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem ter realizado procedimentos cirúrgicos recentes (no período de um ano).

Outro quesito primordial é trazer um documento oficial de identificação com foto (identidade, carteira nacional de habilitação, trabalho ou passaporte). Ter peso mínimo de 50 kg é outra obrigatoriedade, tendo em vista, sempre, a preservação da saúde do doador. Ter múltiplos parceiros sexuais ou contato com pessoas de risco impede a coleta, bem como tatuagens, nos últimos doze meses, ou colocação de piercing.

O ato voluntário é bem-vindo na unidade e fundamental para salvar vidas. Quando se realiza uma doação não se sabe para quem será destinado o sangue. Isso enobrece, ainda mais, a atitude de quem doa. O tipo sanguíneo O positivo e, também, os de fatores RH negativo, são os mais requisitados para transfusões e, automaticamente, os que carecem de doadores com maior frequência.

Outras informações ou esclarecimentos, diretamente na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) – União da Vitória. Rua Castro Alves, 26 – Centro – União da Vitória/PR.

Telefone: (42) 3522-1365

Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Vigilância Sanitária trabalha intensamente no combate à dengue em São Mateus do Sul
São Mateus do Sul se aproxima de mil casos confirmados de Covid-19
Hospital São Braz de Porto União faz 1ª captação de múltiplos órgãos