Adnelson Borges de Campos assumiu a cadeira na sexta-feira (6), em Canoinhas. Na imagem, José Alfredo da Fonseca à esquerda, que também foi empossado, e Adnelson Campos à direita. (Fotos: Acervo Pessoal)

O escritor Adnelson Borges de Campos, responsável pela coluna Prismas da Gazeta Informativa, recebeu a indicação para assumir a cadeira na Academia de Letras do Brasil (ALB), em Canoinhas – Santa Catarina. “Fiquei muito contente pela oportunidade e reconhecimento de minhas obras. Também feliz por, de certa forma, representar São Mateus do Sul”, expressa Adnelson, que recebeu a posse na sexta-feira (6), em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores da cidade catarinense.

Para assumir a cadeira vitalícia de número VII – que tem como patrono o escritor brasileiro Mário de Andrade –, Adnelson foi convidado por um membro do grupo que conhece o seu trabalho como escritor. Campos soma diversas premiações recebidas por meio de suas obras literárias, como seus reconhecidos contos. Pelo regimento interno, a equipe da ALB lança um edital para os novos participantes. Para ser membro, o candidato precisa também ser indicado por um dos membros, e em seguida eles são avaliados pelo plenário da academia. “Fui convidado para inscrição, indicado por um membro e aprovado pela Academia”, conta.

“A entrada do escritor Adnelson significa uma grande honraria para a ALB Canoinhas, haja vista a quantidade de livros e trabalhos publicados e premiados ao longo de sua trajetória como escritor”, expressa a professora Rosane Godoi, membro do grupo. Ela parabeniza a forma com que Adnelson trabalha, principalmente pelo elevado nível de linguagem, conteúdo e coesão. “Seus textos, com ricos personagens, se desenrolam no tempo e no espaço com a leveza de uma pluma levando o leitor ao mais puro deleite. Seus enredos são intrigantes, instigantes e cativantes, permeados de sensibilidade. A sua participação engrandece a ALB – Canoinhas.”

O trabalho desenvolvido na ALB

A ALB tem por missão incentivar a cultura em âmbito nacional, atuando regionalmente. Regiane explica que os principais objetivos do grupo são:

Assegurar o efetivo e regular acolhimento aos escritores de Canoinhas e região;

Resgatar os valores da comunidade em benefício da literatura;

Compartilhar conhecimentos e facilitar o acesso aos saberes múltiplos sobre as artes literárias e a cultura;

Promover eventos de caráter literário e/ou cultural;

Promover concursos de caráter literário e/ou cultural;

Promover a publicação de obras em todos os segmentos da escrita.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Professoras representam o município em fase estadual do concurso Agrinho 2016
Karolinka celebra independência polonesa com evento cultural
Grupo de Dança do Centro da Juventude conquista premiações em festivais regionais de renome em Santa Catarina