Adnelson Borges de Campos assumiu a cadeira na sexta-feira (6), em Canoinhas. Na imagem, José Alfredo da Fonseca à esquerda, que também foi empossado, e Adnelson Campos à direita. (Fotos: Acervo Pessoal)

O escritor Adnelson Borges de Campos, responsável pela coluna Prismas da Gazeta Informativa, recebeu a indicação para assumir a cadeira na Academia de Letras do Brasil (ALB), em Canoinhas – Santa Catarina. “Fiquei muito contente pela oportunidade e reconhecimento de minhas obras. Também feliz por, de certa forma, representar São Mateus do Sul”, expressa Adnelson, que recebeu a posse na sexta-feira (6), em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores da cidade catarinense.

Para assumir a cadeira vitalícia de número VII – que tem como patrono o escritor brasileiro Mário de Andrade –, Adnelson foi convidado por um membro do grupo que conhece o seu trabalho como escritor. Campos soma diversas premiações recebidas por meio de suas obras literárias, como seus reconhecidos contos. Pelo regimento interno, a equipe da ALB lança um edital para os novos participantes. Para ser membro, o candidato precisa também ser indicado por um dos membros, e em seguida eles são avaliados pelo plenário da academia. “Fui convidado para inscrição, indicado por um membro e aprovado pela Academia”, conta.

“A entrada do escritor Adnelson significa uma grande honraria para a ALB Canoinhas, haja vista a quantidade de livros e trabalhos publicados e premiados ao longo de sua trajetória como escritor”, expressa a professora Rosane Godoi, membro do grupo. Ela parabeniza a forma com que Adnelson trabalha, principalmente pelo elevado nível de linguagem, conteúdo e coesão. “Seus textos, com ricos personagens, se desenrolam no tempo e no espaço com a leveza de uma pluma levando o leitor ao mais puro deleite. Seus enredos são intrigantes, instigantes e cativantes, permeados de sensibilidade. A sua participação engrandece a ALB – Canoinhas.”

O trabalho desenvolvido na ALB

A ALB tem por missão incentivar a cultura em âmbito nacional, atuando regionalmente. Regiane explica que os principais objetivos do grupo são:

Assegurar o efetivo e regular acolhimento aos escritores de Canoinhas e região;

Resgatar os valores da comunidade em benefício da literatura;

Compartilhar conhecimentos e facilitar o acesso aos saberes múltiplos sobre as artes literárias e a cultura;

Promover eventos de caráter literário e/ou cultural;

Promover concursos de caráter literário e/ou cultural;

Promover a publicação de obras em todos os segmentos da escrita.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Apresentação do Grupo Karolinka emociona cidade polonesa
Amantes da Leitura programando atividades para 2021
Eleições definirão novos diretores da rede municipal de ensino em São Mateus do Sul