Geral

Comissão inicia preparativos para encontro regional de tropeiros em São Mateus do Sul

Representantes da Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Rotary Club São Mateus, pesquisadores e entusiastas da cultura e história do tropeirismo realizaram dia 30 de julho, a primeira reunião para os preparativos do 2º Encontro Regional de Tropeiros de São Mateus do Sul.

O evento está previsto para acontecer entre 7 a 14 de fevereiro de 2016 paralelamente à 1ª Festa de São Sebastião na localidade do Emboque e deverá envolver 17 municípios da região. O encontro reuniu ideias e definiu a comissão organizadora do evento, que tem o objetivo de resgatar a história dos tropeiros e o modo de vida do sul, seu legado, tradições e influência para nossa região.

“Nosso objetivo é enviar uma carta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Ministério da Cultura (Minc), solicitando a inclusão da rota que passa pela nossa região como um patrimônio histórico imaterial, com o objetivo de esclarecer e educar as gerações futuros sobre a importância desse ciclo econômico para o sul do Brasil”, explica a diretora cultural da Fundação, Dalva Vaz de Almeida.

RESGATE HISTÓRICO

Dalva explica que o reconhecimento, por parte do Minc, da rota dos tropeiros como patrimônio é essencial para a valorização da história da nossa região. “Na região do Emboque, existia um vau [trecho raso de um rio]onde os tropeiros passavam com seus cavalos e que fazia parte da rota que vinha de União da Vitória, passava por Palmeira, Castro e outras cidades com destino ao estado de São Paulo”, explica Dalva. “Queremos que esse caminho seja reconhecido pela sua importância no desenvolvimento das cidades da nossa região”.

Além da rota, o encontro dos tropeiros ainda deve resgatar aspectos culturais bastante específicos e que também influenciam boa parte da população da nossa região até hoje, como a medicina tropeira, a culinária e o modo de falar.

Fonte: Assessoria PMSMS

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Morador de São Mateus do Sul procura família biológica
Ponta Grossa está entre as dez cidades com melhor saneamento do Brasil
Comunidade Ucraniana ganha nova paróquia em União da Vitória