Geral

Comissão inicia preparativos para encontro regional de tropeiros em São Mateus do Sul

Representantes da Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Rotary Club São Mateus, pesquisadores e entusiastas da cultura e história do tropeirismo realizaram dia 30 de julho, a primeira reunião para os preparativos do 2º Encontro Regional de Tropeiros de São Mateus do Sul.

O evento está previsto para acontecer entre 7 a 14 de fevereiro de 2016 paralelamente à 1ª Festa de São Sebastião na localidade do Emboque e deverá envolver 17 municípios da região. O encontro reuniu ideias e definiu a comissão organizadora do evento, que tem o objetivo de resgatar a história dos tropeiros e o modo de vida do sul, seu legado, tradições e influência para nossa região.

“Nosso objetivo é enviar uma carta ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Ministério da Cultura (Minc), solicitando a inclusão da rota que passa pela nossa região como um patrimônio histórico imaterial, com o objetivo de esclarecer e educar as gerações futuros sobre a importância desse ciclo econômico para o sul do Brasil”, explica a diretora cultural da Fundação, Dalva Vaz de Almeida.

RESGATE HISTÓRICO

Dalva explica que o reconhecimento, por parte do Minc, da rota dos tropeiros como patrimônio é essencial para a valorização da história da nossa região. “Na região do Emboque, existia um vau [trecho raso de um rio]onde os tropeiros passavam com seus cavalos e que fazia parte da rota que vinha de União da Vitória, passava por Palmeira, Castro e outras cidades com destino ao estado de São Paulo”, explica Dalva. “Queremos que esse caminho seja reconhecido pela sua importância no desenvolvimento das cidades da nossa região”.

Além da rota, o encontro dos tropeiros ainda deve resgatar aspectos culturais bastante específicos e que também influenciam boa parte da população da nossa região até hoje, como a medicina tropeira, a culinária e o modo de falar.

Fonte: Assessoria PMSMS

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Romaria reúne ucranianos de diversas cidades em Antonio Olinto
Projeto “Minuto da Sabedoria” é aplicado na rede municipal de ensino
Rapaz que perdeu perna após acidente ganha prótese