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Como conquistar o cliente: Inbound e Outbound Marketing

As formas de comunicação se alteraram fortemente nos últimos anos. Essa mudança influencia diretamente o consumo e o relacionamento entre clientes e empresas. Neste contexto, propomos uma reflexão: sua empresa está preparada para interagir com os consumidores esta nova era?

Para facilitar essa avaliação, vamos falar sobre duas formas distintas de se aproximar dos consumidores. A primeira, mais tradicional, é chamada Outbound Marketing e refere-se às estratégias que buscam “empurrar” um serviço ou produto aos clientes. Neste caso, é adotada uma forma de comunicação mais direta e massiva, como anúncios em rádios, TVs, revistas e outdoors.

Do outro lado, está o Inbound Marketing, que comparamos a um ímã: o objetivo é atrair os clientes até a empresa. Como conseguir isso? Por meio de conteúdo! Divulgando informações relevantes, é possível atrair a atenção e o interesse dos consumidores pela sua marca (esse é o marketing de conteúdo, do qual falamos em colunas anteriores).

Esta estratégia tem tudo a ver com a era da internet em que vivemos, que nos permite escolher o que lemos, vemos ou ouvimos. Ao assistir a um vídeo no Youtube, por exemplo, podemos simplesmente pular anúncios que não nos interessam, o que faz com que as empresas se empenhem em produzir vídeos interessantes e divertidos para associar a sua marca. Totalmente oposto do que acontece na TV aberta, na qual a programação é interrompida para veiculação de anúncios massivos, invasivos e nada personalizados.

Estatísticas confirmam as vantagens desta nova tendência de marketing:

– Custa 62% mais barato que Outbound Marketing.

– Com o Inbound Marketing, empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma.

– A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.

– Em média 92% dos profissionais de marketing americanos afirmam que o Inbound Marketing é imprescindível para as empresas, diante da economia atual. (Fonte: marketingdeconteúdo.com)

Em resumo: o público hoje prefere estratégias menos invasivas, que ofereçam a ele informações relevantes. É nisso que apostamos por meio dos serviços oferecidos pela Levante. Com a produção de conteúdo exclusivo e direcionado para o seu público alvo, queremos melhorar o relacionamento com seus clientes e incrementar gradativamente as vendas. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelo e-mail levante.fotocom@gmail.com ou por meio da página www.facebook.com/levante.fotocom.

Larissa Drabeski

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