Conhecer desde cedo o universo das palavras é importante para a criança desenvolver o gosto pela leitura. Por meio dos livros, os pequenos adquirem vocabulário e ampliam sua concepção de mundo. Mas há tantas opções nas prateleiras das livrarias e bibliotecas que fica difícil saber o que levar. Pensando nisso, preparamos 7 dicas que vão lhe ajudar nessa tarefa. Confira!

7 dicas para escolher bons livros para suas crianças

  1. Construa seu repertório
    Mantenha-se atualizado(a) sobre o mundo da literatura infantil. Saiba quais livros serão lançados e quais estão entre os mais vendidos. Procure sugestões de especialistas, troque informações com outros pais, professores, bibliotecários, vendedores e, se julgar necessário, faça uma leitura rápida do livro. Isso é importante para você conhecer determinada obra antes de levá-la para seu filho.
  2. Saiba as preferências de suas crianças
    Descubra os interesses de seus filhos. Saiba se eles se encantam por histórias de fantasia, romances ou aventuras cheias de super-heróis. Assim, você não só seleciona os livros com mais facilidade, como também motiva os pequenos a continuarem lendo.
  3. Resgate suas memórias
    Relembre seus livros infantis favoritos e apresente-os para seu filho. Permita essa troca de experiências e faça dela um momento prazeroso.
  4. Indicação de faixa etária
    As editoras avaliam a obra e, geralmente, indicam uma faixa etária. Considere essa recomendação como critério para escolher um livro infantil.
  5. Analise o livro
    Leia ou folheie o material, para verificar itens como complexidade do assunto, tamanho do texto, qualidade da linguagem, ilustrações e estilo do autor.
  6. Ofereça diversidade
    Apresente vários gêneros literários para a criança, estimulando a aquisição de repertório por meio de contos, romances, poesias, histórias em quadrinhos, entre outros.
  7. Visite livrarias e bibliotecas em família
    Livrarias e bibliotecas são ótimos ambientes para incentivar os pequenos a entrarem no mundo das palavras. Além de oferecerem diversas opções de livros, também contam com outras atividades, como clubes de leitura, contação de histórias e palestras.

Na Biblioteca Recomendada do Kumon (BRK), por exemplo, a criança tem acesso a livros de diversos gêneros, que estão separados por nível de dificuldade. Aos poucos, ela conquista vocabulário, fluência, desenvolve a escrita e consegue escolher sozinha as obras de sua preferência.

Além disso, na Unidade Kumon São Mateus do Sul, os alunos são incentivados a descobrir o mundo da leitura desde a primeira aula, mesmo que não estejam matriculados na disciplina de Língua Portuguesa! Venha conhecer o nosso método e fazer uma avaliação sem nenhum compromisso… Esperamos por você.


MATRÍCULAS GRÁTIS ATÉ 20 DE JUNHO!

Kumon

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Método Kumon: uma história de sucesso
Como aprender inglês sem bloqueios?
A determinação que nos leva além