Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Comunidade são-mateuense se mobiliza para ajudar Bernardo Fantin

Latinha do troco solidário para o pequeno Bernardo, que está localizada no restaurante Banach’s, em São Mateus do Sul. (Foto: Thaís Siqueira/Gazeta Informativa)

Bernardo Fantin Souza de 2 anos, morador da Lapa (PR), foi diagnosticado aos 5 meses de idade com uma doença rara chamada AME (Atrofia Muscular Espinhal) tipo l, doença genética, degenerativa e sem cura que em curto período de tempo causa paralisia muscular, a qual afetou até a sua capacidade de respirar e engolir sozinho. A AME é a segunda doença genética que mais mata crianças no mundo, sendo que a maioria delas morre antes de completar 2 anos de idade.

Em dezembro de 2016, nos Estados Unidos, foi aprovado um medicamento chamado Spinraza, que interrompe o progresso da doença e regenera muito do que foi perdido. Foi então dada a família a esperança, e esta não tem preço. Mas o remédio custa 3 milhões de reais.

A família do Ber, como é carinhosamente tratado, começou uma luta contra o tempo, hoje Bernardo se comunica somente pelos olhos, única parte do corpo que consegue movimentar. Começou então a campanha “Juntos Pelo Bernardo”. Na Lapa, começaram então várias campanhas e ações, como bingos, venda de camisetas, canecas, festas juninas para ajudar a família na arrecadação do dinheiro.

Foto: Divulgação

E os Anjos de Plantão, grupo de amigos solidários, de São Mateus do Sul não poderia ficar de fora dessa campanha. Numa iniciativa do Studio Dance A2, de Taty Franco, o grupo deu o ponta pé inicial da campanha “Samas Juntos pelo Bernardo”, realizando na noite de quarta-feira (21/06), no Centro Polônico Marcelo Janowski (CEPOM), um aulão de Zumba, onde a entrada era qualquer quantia em dinheiro. E foi um sucesso, mais de 80 pessoas, entre mulheres e crianças, participaram, e foram arrecadados R$1.332,00 que já foram depositados na conta do Bernardo.

“Foi muito emocionante mais uma vez poder contar com a solidariedade do povo de São Mateus do Sul, ver todas as pessoas motivadas, dançando e gritando pela causa do Bernardo foi incrível, foi de arrepiar. E o que mais me deixou feliz foi ver as crianças participando juntas, incentivadas desde pequenas a também fazer o bem ao próximo”, disse Juliane Ferraz, uma das integrantes do Anjos de Plantão, aluna do Studio Dance A2, e que também participou do aulão.

Além dessas outras ações, se encontram na cidade as “latinhas solidárias” do Bernardo, onde qualquer pessoa pode deixar seu troco ou doação em dinheiro.

Para quem também quiser colaborar segue as formas:
Depósito bancário em nome de Bernardo Fantin Souza | CPF: 127.462.439-89
Banco Caixa Econômica – Agência: 0393 | Operação: 013 | Conta Poupança: 16314-7
Banco Bradesco – Agência: 0954-7 | Conta Poupança: 1001904-4
Banco Itaú – Conta Poupança: 25927-8 / 500 | Agência: 3738
Vakinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ame-o-bernardo-fantin

A equipe da Gazeta Informativa se mobiliza com todos os gestos de ajuda, e apoia todas as iniciativas.

A maquiadora profissional Esttela Fantin é a mãe do Ber. (Foto: Divulgação)

Grupo consegue arrecadar em uma aula R$1.332,00. (Foto: Divulgação)

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Repórter que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski
Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: