Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Concurso Cultural de prendas e peões dos CTG’s de São Mateus do Sul e cidades vizinhas acontece no município

Os vencedores receberam suas faixas e crachás no Jantar do Dia do Gaúcho, realizado no dia 20 de setembro. Da esquerda para direita: Ketlyn Leandra do CTG Pialo da Saudade; Rosenara Menezes, Diretora Cultural e Artística Adj. da 6ª RT MTG PR; Gabriele Voianarski do CTG Rancho da Amizade; Thamires Menezes do CTG Tropeiros de São Mateus do Sul e Geomara Kavilhuka, Diretora Cultural e Artística da 6ª RT MTG PR. (Fotos: Acervo Pessoal)

No sábado, dia 1º de setembro, os Clubes de Tradições Gaúchas (CTG’s) Pialo da Saudade, Rancho Alegre, Tropeiros de São Mateus do Sul e Chapada dos Ervais, realizaram seus “Concursos Culturais de Prendas e Peões” no município. Conforme o Regulamento Geral do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do Paraná, o concurso deve ser realizado a cada dois anos em que os candidatos aos cargos de Prendas e Peões Birivas devem realizar provas que demostram suas habilidades artísticas como a declamação, o canto, a dança folclórica, a dança de fandango, além de atividades campeiras como o laço, a encilha de cavalos, preparação de chimarrão entre outras habilidades e provas de conhecimentos da cultura gaúcha e paranaense.

Ketllyn, Beatriz, Gabriele e Gyovanna no momento em que as prendas estavam realizando a prova escrita.

Participaram também desta etapa os CTG’s convidados de outros municípios, entre eles o CTG XV de Julho de Irati com a prenda Gyovanna Colaço, na modalidade Prenda Adulta; o CTG Rancho da Amizade de São João do Triunfo com a prenda Gabriele Voianarski, na modalidade Prenda Juvenil; e o CTG Querência Frontinense com a prenda Beatriz Skrzypa, na modalidade adulta.

O evento foi organizado pelas Diretoras Artísticas e Culturais da 6ª Região Tradicionalista do MTG PR, as Prendas Geomara Kavilhuka e Rosenara Menezes. “Resolvemos organizar um concurso de fase interna coletivo, pois se cada CTG fosse realizar o seu evento seria muito corrido, uma vez que alguns CTG’s possuem somente 1 candidato. Assim, conseguimos integrar os membros e seus familiares e evitar gastos, pois os avaliadores são pessoas de outras cidades de alta competência dentro da tradição gaúcha, e assim pudemos ter um rendimento e um andamento melhor”, relata Geomara.

A prenda Ketllyn relata que esse momento foi uma experiência incrível. “Sou prenda da Invernada Campeira, mas gostei de me aperfeiçoar mais na Invernada Cultural, consegui sair da minha zona de conforto e esse evento foi muito mais que um simples concurso. Com ele adquiri mais conhecimento, compartilhei experiências e fiz novas amizades que quero levar sempre comigo”, diz.

 

Ela ainda destaca que a 6ª região está crescendo cada vez mais na parte Cultural, se destacando no Paraná. “Isso é algo excelente, já que cultura é um conhecimento adquirido e transmitido ao longo das gerações. Espero representar muito bem minha entidade tradicionalista como 1ª Prenda Adulta do CTG Pialo da Saudade, mas sempre ressaltando que ser Prenda é muito mais que ostentar uma faixa ou um cargo, e sim um privilégio poder representar meu CTG e levar meus conhecimentos do tradicionalismo gaúcho”, afirma.

Ketllyn aproveita o espaço e reverência as ajudas que recebeu durante o concurso. “Quero agradecer as prendas Geomara e Rosenara por me apoiarem e estarem sempre ao meu lado. Meu agradecimento também vai para a Prenda Raiane que é meu espelho na cultura. Agradeço os meus pais pelo incentivo e apoio nesse meio tradicionalista que é maravilhoso. Quero sempre estar me aperfeiçoando mais, pois com minha determinação eu possa atingir meus objetivos.”

Somente as prendas Samira e Marilda disputavam o cargo de 1ª e 2ª Prendas Veteranas, os demais candidatos, participaram unicamente em suas modalidades, porém era necessário que eles atingissem média geral acima de 7,0. O que felizmente todos conseguiram.

A determinação destes jovens é visível na renovação das gerações tradicionalistas. Eles receberam suas faixas e crachás no jantar do Dia Do Gaúcho, realizado no dia 20 de setembro, no Buffet Okonoski. Além da entrega das faixas, houve apresentação de dança do Studio de Dança A2, homenagem ao tradicionalista Adir Franco escritor do livro “Paixão sem Limites”, desfile de moda e trajes gaúchos da grife Estilo do Laço e Celeiro Shop, e demais apresentações dos integrantes do Prendado.

CTG Chapada dos Ervais:
Modalidade Prenda Adulta: Raiane Cruz;
Modalidade Prendinha de Galpão: Rafaela Gralaki da Luz;
Modalidade Peãozinho de Galpão: Luiz Fernando B. S. da Cruz.

CTG Rancho Alegre:
Modalidade Peãozinho de Galpão: Netto da Cruz Ranssolin.

CTG Tropeiros de São Mateus do Sul:
Modalidade Peão Biriva Mirim: Emmanoel Okonoski R. Lima;
Modalidade Prenda Adulta: Thamyres Menezes da Silva;
Modalidade Prenda Veterana: Larissa Bortolan.

CTG Pialo da Saudade:
Modalidade Prenda Pré Mirim: Anonella Gugelmim;
Modalidade Prenda Mirim: Betina S. Portes;
Modalidade Prenda Adulta: Ketllyn Leandra;
Modalidade Prenda Veterana: Samira Maluf;
Modalidade Prenda Veterana: Marilda dos Santos.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: