Geral

Concurso da Mais Prendada Prenda tem duas candidatas são-mateuenses

 

Raiane W. da Cruz, à esquerda e Milena S. de Miranda, à direita.

Nos dias 10, 11 e 12 de julho acontece o 27º Rodeio Crioulo da Integração em Irati, acolhendo mais de 200 Centros de Tradição Gaúcha de todo o sul do país, com provas artísticas e campeiras, além dos bailes com atrações nacionais, com a presença do Grupo Marcação e Grupo Rodeio.

A expectativa é para que esta edição reúna mais de 50.000 pessoas no CT Willy Laars. A edição de 2015 terá algumas novidades. O Prefeito Municipal de Irati, Odilon Burgath convida a todos para participar deste evento. “Irati completará 108 anos de emancipação política no próximo dia 15 de julho, e para isso comemoraremos já com o nosso grande rodeio, com a presença do público de Irati e de toda a região. Portanto, queremos convidar a todos para participar conosco de todos os eventos alusivos à data, pois além de reverenciarmos a cultura tradicionalista, que tão bem retrata a alma lutadora, alegre e acolhedora do nosso povo, apresentaremos aos visitantes um pouco da nossa história, do nosso jeito de enfrentar os desafios e de celebrar grandes feitos”, destaca Odilon.divulgação

Com uma programação repleta de atrações, a novidade fica por conta do retorno do concurso da Mais Prendada Prenda, a Diretora Artística do 6° RT – MTG – PR, Geomara Kavilhuka, fala sobre a volta do concurso após um longo período. “Os concursos realizados da Mais Prendada Prenda era uma prática muito comum em vários rodeios, principalmente no rodeio de Irati. Infelizmente esse concurso foi sendo deixado de lado pelos organizadores do evento. E com o apoio do atual Coordenador da 6ª Região Tradicionalista sr. Amauri Cesar Jacumasso junto da Prefeitura de Irati, estamos resgatando essa prática tão importante dentro da Cultura Gaúcha. O último foi realizado no ano de 2003, e não temos uma edição precisa. Como se trata do 27º Rodeio de Irati, esse concurso tem como título Mais Prendada Prenda do 27º Rodeio de Integração de Irati 2015/2016”.

Geomara destaca que o objetivo deste concurso é elevar o nível cultural do evento e eleger uma representante do 27º Rodeio de Integração de Irati, que irá representar e divulgar o mesmo, pelo período de um ano.

Para Geomara, a volta desse concurso é a prova de que a tradição gaúcha está cada vez mais acesa no coração dos verdadeiros admiradores e amantes dessa cultura. “A expectativa é muito grande, pois estamos preparando com muito carinho e competência esse concurso para que as candidatas possam se sentirem a vontade mediante a comissão avaliadora e realizar suas apresentações. Mediante esse concurso, em breve estaremos preparando um especialmente para as prendas Mirins”.

Sobre o concurso

O concurso é diferente dos demais concursos que ocorrem; não é disputado por beleza, ou venda de votos. As prendas deverão ser filiadas em uma entidade tradicionalista, CTG e deverão estar aptas a responder perguntas sobre questões, que versarão sobre: Tradição, Tradicionalismo e Folclore do Rio Grande do Sul, História e Geografia do Paraná e Rio Grande do Sul e da Cidade de Irati. “Em seguida as candidatas deverão optar por provas como cantar uma canção Nativista, declamar uma poesia Gaúcha ou contar uma lenda gaúcha ou paranaense. Além de executar danças tradicionalistas do folclore gaúcho, demonstrar seus dotes artísticos na culinária e no artesanato, bem como escolher uma prova campeira, entre encilhar um cavalo ou reconhecimento de pelagem de animais, e por final, essas irão passar por uma entrevista mediante a comissão avaliadora em que a candidata irá contar sobre sua vivência dentro da Tradição Gaúcha”. A classificação final é por pontuação, e apenas uma moça receberá a faixa de Mais Prendada Prenda do 27º Rodeio de Integração de Irati 2015/2016. Não há uma premiação em dinheiro ou demais.

Até o momento do fechamento desta edição, oito meninas inscreveram-se para o concurso, sendo elas: Ana Cristine Bittencourt, 23 anos; Fernanda Andrade, 31 anos; Stephanie Lima, 17 anos; Raiane Wisniewski da Cruz, 18 anos; Milena da Silva Miranda, 15 anos; Juliana Maria Andrade Jorge, 15 anos; Isabelly Komiak, 14 anos e Gabriela de Oliveira Silva, 14 anos.

A são-mateuense, Milena Silva de Miranda, 15 anos, estudante da 1° série do Ensino Médio Integrado ao curso de Técnico em Agropecuária no Colégio Agrícola Getúlio Vargas, em Palmeira é de São Mateus do Sul e está inscrita no concurso. “Eu quero muito ganhar. Neste concurso, vou mostrar meus conhecimentos com artesanato, e com a cultura, meu objetivo é ir e fazer o melhor para receber a faixa”.

Outra candidata são-mateuense, é Raiane Wisniewski Da Cruz, de 17 anos, concluinte do Ensino Médio. Ela é integrante do CTG Tropeiros de São Mateus, que tem como patrão o Sr. Silvio Przywitowski, em que faz parte do quadro de laçadores do CTG na modalidade Laço Prenda. “Estou me dedicando ao concurso, pois essa é a primeira vez que participo de um concurso de prendas, e quero estar bem preparada. Devo ganhar o concurso porque me julgo apta para ser uma legítima representante do Rodeio de Irati, uma vez que estarei representando o CTG Tropeiros de São Mateus, além de estar representando a minha querida 6ª RT em todos os eventos tradicionalistas que irei participar. E caso eu não conquiste o concurso irei mesmo assim continuar representando meu CTG nos demais concursos que futuramente acontecerão assim como nos rodeios, entre outros. Pra mim o concurso representa a oportunidade de fazer algo a mais pela tradição gaúcha, além de demonstrar o quanto é valioso ser uma prenda com dedicação e espontaneidade que preserva e ama a cultura gaúcha”.

Durante o concurso, Raiane destaca que irá apresentar diversas atividades, entre elas, artesanato em crochê, culinária, dança, sua vivência no tradicionalismo, canto e também irá executar uma prova campeira em que demostrará todo seu conhecimento sobre a encilha correta de um cavalo.

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Conheça o eRosary, o “relógio” inteligente da Igreja Católica
Bingo beneficente em prol de são-mateuense com câncer está sendo organizado
Novos rumos e acesso ao comando estadual