Prenda Thamyres Menezes da Silva tocando violino para os avaliadores. (Fotos: Divulgação 6ª Região Tradicionalista)

Nos dias 28 e 29 de junho, o Departamento Artístico e Cultural da 6ª Região Tradicionalista (RT) do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), organizou o concurso de prendas e peões da 6ª RT. O evento aconteceu na Associação de Moradores da Vila Americana, reunindo grande público para prestigiar a competição cultural. A 6ª RT é composta por Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) das cidades de São Mateus do Sul, Mallet, Rebouças, São João do Triunfo, Antonio Olinto, Paula Freitas, Paulo Frontin, Irati, Inácio Martins e Rio Azul.

Geomara Kavilhuka, diretora artística e cultural da 6ª RT do MTG-PR, conta que o concurso tem o intuito de eleger representantes legais de forma cultural, campeira e artística, para que possam estar representando a região. “Também temos o objetivo de estar incentivando o tradicionalismo em crianças, jovens e adultos para que possam sempre estar presentes dentro do movimento”, expressa. Os concursos são realizados em fases regionais (nos anos ímpares) e fases internas (nos anos pares).

Avaliadores da prova campeira.

Os candidatos vieram até São Mateus do Sul para demonstrarem seus conhecimentos dentro da tradição gaúcha. No dia 28 foram realizadas as provas escritas com questões envolvendo a história e geografia do Paraná e Rio Grande do Sul e da tradição gaúcha e regional. No dia 29, durante todo o dia, os concorrentes tiveram que mostrar seus dotes práticos nas provas de cunho campeiro (opcional para prendas e obrigatória para peões) e dotes artísticos, como dança, interpretação de canções, declamações, culinária e demais modalidades. Estiveram concorrendo:

Categoria Peão Biriva Mirim – Emmanoel Okonoski – CTG Tropeiros de São Mateus do Sul, aprovado em sua categoria.

Categoria Prenda Juvenil – Gabrieli Voinarski – CTG Rancho da Amizade, de São João do Triunfo, aprovada em sua categoria.

Categoria Peão Biriva Adulto – Alessandro Barbosa – CTG Brasido da Tradição, da cidade de Mallet, aprovado em sua categoria.

Peão Alessandro falando sobre sua pesquisa histórica aos avaliadores.

O resultado das categorias Prenda Adulta e Prenda Veterana será divulgado no dia 6 de julho, em um jantar organizado pela equipe. Estão concorrendo: Prenda Adulta: Thamyres Menezes da Silva – CTG Tropeiros de São Mateus do Sul; Kettlyn Leandro – CTG Pialo da Saudade, de São Mateus do Sul; e Milena Barbosa – CTG Brasido da Tradição, da cidade de Mallet. Prenda Veterana: Larissa Regina Bortolan – CTG Tropeiros de São Mateus do Sul; Samira Maluf – CTG Pialo da Saudade, de São Mateus do Sul; e Marilda dos Santos – CTG Pialo da Saudade, de São Mateus do Sul.

Prenda Marilda dos Santos na entrevista com os avaliadores.

Os participantes foram observados pela equipe de avaliadores com importante conhecimento em tradições gaúchas: Rodrigo Sá, Valencio Lopes, Raiane Cruz, Aline Jasper, André Brusamarello e Renata Pompeo. “Agradeço imensamente a participação de todos que colaboraram com o concurso, que foi um sucesso dentro de nossa 6ª RT”, afirma Geomara, que também valoriza o trabalho realizado pela equipe da organização, que contou com a colaboração de Juliana Ceccatto, Allys Guerra, invernada artística do grupo Tropeiros de São Mateus do Sul – Rosenara Menezes e Fabio Rossato – e Julio Cesar Chul Ferreira. “Sozinhos não conseguimos fazer nada em nossa vida. Obrigada a todos que de forma ou outra nos ajudaram.”

Prova escrita.

A próxima fase do concurso é a estadual e acontecerá em 2020, no mês de março na cidade de Guarapuava. A 6ª RT do MTG-PR confirma que está voltando à incentivar a participação de mais prendas e peões nesses concursos, que reforça o trabalho cultural e social do movimento tradicionalista.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
APAE recebe van adaptada e equipamentos a partir de parceria público-privada; Captação de recursos tem como objetivo garantir o bem-estar dos alunos
Karolinka oferece curso de Wycinanki – Tradicional Artesanato Polonês
Dia do Campo Limpo é realizado na escola municipal do Pontilhão