Cidade

Confira a programação das celebrações que acontecerão no feriado de finados nos cemitérios do município

As três paróquias de São Mateus do Sul farão celebrações nos cemitérios locais. A data de finados tem o intuito de relembrar dos entes queridos já falecidos, e celebrações nas dependências dos cemitérios fazem parte da homenagem prestada por familiares e amigos. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Na próxima quinta-feira (2), é celebrado o dia de finados, data criada para homenagear os entes queridos que faleceram. Nesta ocasião acontecem celebrações e momentos para relembrar o caminho vivenciado pela pessoa falecida, que fazem parte de ritos durante o decorrer do dia.

De acordo com o vigário paroquial da Paróquia São Mateus, Padre Emerson Gonçalves de Toledo, “celebrar o dia de finados é ter a certeza de que a morte não é o fim, mas a porta de entrada para a nova vida em Cristo e a comunhão com Deus. Ao celebrarmos o dia de finados somos convidados a reavivar em nossos corações a chama da fé e da esperança”.

Um ponto destacado por Pe. Emerson é que para nós a morte deve ser encarada como um passo definitivo em direção a colheita dos frutos das sementes que plantamos ao longo da nossa peregrinação por esse mundo, “por isso o cristão é aquele que vive e compreende a morte numa perspectiva diferente da perspectiva do mundo”, acrescenta.

Como costume na data de finados, visitas em cemitérios onde os entes queridos estão sepultados são realizadas durante a data, e em São Mateus do Sul, as três paróquias irão realizar celebrações, confira a programação:

Paróquia São Mateus

A celebração no cemitério municipal será realizada às 9h; 9h cemitério de São Miguel da Roseira; 10h30 cemitério da Divisa e às 19h missa na Igreja Matriz São Mateus.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A celebração será realizada no cemitério da Colônia Taquaral às 9h30. Se no dia chover, a celebração será cancelada.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa

A celebração no cemitério do Turvo de Baixo será realizada às 9h; 10h30 cemitério do Caitá e às 19h missa na matriz paroquial.

O cemitério municipal está aberto para limpeza dos túmulos das 8h às 19h. Durante a data de finados, o horário será das 8h às 20h.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Moradora de São Mateus do Sul necessita de doação de sangue
1ª Festa da Colheita do Mate acontece em maio
Clube dos Desbravadores caminha de São Mateus do Sul até São João do Triunfo