Cidade

Confira a programação das celebrações que acontecerão no feriado de finados nos cemitérios do município

As três paróquias de São Mateus do Sul farão celebrações nos cemitérios locais. A data de finados tem o intuito de relembrar dos entes queridos já falecidos, e celebrações nas dependências dos cemitérios fazem parte da homenagem prestada por familiares e amigos. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Na próxima quinta-feira (2), é celebrado o dia de finados, data criada para homenagear os entes queridos que faleceram. Nesta ocasião acontecem celebrações e momentos para relembrar o caminho vivenciado pela pessoa falecida, que fazem parte de ritos durante o decorrer do dia.

De acordo com o vigário paroquial da Paróquia São Mateus, Padre Emerson Gonçalves de Toledo, “celebrar o dia de finados é ter a certeza de que a morte não é o fim, mas a porta de entrada para a nova vida em Cristo e a comunhão com Deus. Ao celebrarmos o dia de finados somos convidados a reavivar em nossos corações a chama da fé e da esperança”.

Um ponto destacado por Pe. Emerson é que para nós a morte deve ser encarada como um passo definitivo em direção a colheita dos frutos das sementes que plantamos ao longo da nossa peregrinação por esse mundo, “por isso o cristão é aquele que vive e compreende a morte numa perspectiva diferente da perspectiva do mundo”, acrescenta.

Como costume na data de finados, visitas em cemitérios onde os entes queridos estão sepultados são realizadas durante a data, e em São Mateus do Sul, as três paróquias irão realizar celebrações, confira a programação:

Paróquia São Mateus

A celebração no cemitério municipal será realizada às 9h; 9h cemitério de São Miguel da Roseira; 10h30 cemitério da Divisa e às 19h missa na Igreja Matriz São Mateus.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A celebração será realizada no cemitério da Colônia Taquaral às 9h30. Se no dia chover, a celebração será cancelada.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa

A celebração no cemitério do Turvo de Baixo será realizada às 9h; 10h30 cemitério do Caitá e às 19h missa na matriz paroquial.

O cemitério municipal está aberto para limpeza dos túmulos das 8h às 19h. Durante a data de finados, o horário será das 8h às 20h.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Confira o estágio de andamento de algumas obras de pavimentação realizadas no município
CDL lança campanha para conscientizar a população sobre o uso das vagas de estacionamento no Centro de São Mateus do Sul
Moradores da área industrial de São Mateus do Sul exigem respostas sobre o descaso com rua principal