Especial

Confira como o jornal Gazeta Informativa chega até você!

Na foto, parte da Gráfica Press Alternativa de Curitiba que imprime há 3 anos, semanalmente, a Gazeta Informativa.

Há 3 anos, o jornal Gazeta Informativa passou a circular em São Mateus do Sul e região, e se tornou uma das melhores alternativas na busca por informações e publicações de anúncios e propagandas das empresas que visaram unir suas marcas à marca GI.

Com o objetivo de firmar-se como uma ponte, firme, sólida e de credibilidade em fatos e ações junto das informações, a Gazeta Informativa iniciou a circulação da primeira edição no dia 5 de março de 2015, e de lá para cá, consolidou-se como um dos principais veículos de comunicação do Vale do Iguaçu.

Buscando diariamente a excelência, e tendo como base o interesse dos leitores, os quais são respeitados integralmente em cada linha de informação abordada pela equipe de profissionais que são responsáveis em levar, todas as semanas, o que o leitor quer e precisa saber sobre São Mateus do Sul e região.

Antes da edição chegar à comodidade da residência, do escritório, da empresa de cada leitor, ou mesmo daqueles que adquirem seu exemplar nos exímios pontos de venda, existe uma trajetória para que aquele jornal, repleto de notícias e histórias possa cumprir esse ciclo que é feito há três anos na Terra do Mate.

Impressor da gráfica Press Alternativa ajustando a bobina de papel em uma das rotativas de impressão de jornais.

Não existe nenhum segredo, trata-se de profissionalismo em cada uma das fases de elaboração. A equipe reúne-se toda sexta-feira e discute os temas a serem abordados na próxima edição, a “reunião de pauta”, como é comumente chamada, conta com a participação dos repórteres e da direção do jornal, que analisa todos os temas e auxilia na obtenção do melhor caminho a ser seguido. Como em uma rede, o sistema funciona integrado, e cada colaborador, seja repórter ou colunista, usa do momento de reunião para destacar seu comprometimento, para que seja agregado ainda mais valor ao conteúdo.

A partir desse momento, inicia a busca pelas informações dos assuntos propostos e a incessante objetividade pela integridade dos fatos, seja através de entrevistas, reuniões, pesquisas, leituras, conversas, interações, participações em eventos públicos ou privados, ações sociais e solidárias, contato telefônico, via e-mail, chat ou mesmo através do WhatsApp, sempre encontrando a melhor forma de aproximar-se da veracidade da informação.

A elaboração dos conteúdos é constante e não necessariamente respeita a ordem da pauta semanal, pois algumas matérias exigem um aprofundamento ainda maior na obtenção das informações, principalmente aquelas que sabemos que iram chamar mais a atenção dos leitores.

A Gazeta Informativa também busca aproximar-se cada vez mais da comunidade e dos leitores, propiciando um lugar exclusivo para que todos possam utilizar das páginas do jornal no espaço do leitor, através das imagens feitas em nossa região e que mereçam seu devido destaque e também ao espaço dedicado ao texto de opinião do leitor. Além de também aceitar sugestões de pautas, entrevistas e temas que chamem a atenção da sociedade, bastando entrar em contato.

Após o desenvolvimento dos textos, eles são encaminhados a direção que dá sequência a análise, correção e edição, passando por criteriosas revisões até serem repassadas a edição, que por si só contempla um momento de extrema importância na elaboração. É na edição que a Gazeta Informativa toma a verdadeira singularidade de um jornal, onde cada posicionamento de textos e fotos, dão origem à aquela reportagem, sempre buscando a praticidade e originalidade, características essenciais do GI.

Às quintas-feiras, são os momentos de maior responsabilidade, onde a equipe concentra-se na edição, correção, análise e diagramação, antes de encaminhar página por página à gráfica que fará a verdadeira magia acontecer, dando vida ao conteúdo e vigorando a identidade de nosso município através do seu jornal impresso.

A verdadeira magia acontece com o arquivo em formato PDF já na gráfica, no caso da Gazeta Informativa a empresa responsável é a Press Alternativa, da cidade de Curitiba, e que atua no mercado especializado na impressão de jornais há 5 anos.

Em seguida, cada seção é impressa em uma chapa que é acoplada à máquina rotativa, processo chamado de pré-impressão. Desde o momento que o arquivo chega à gráfica, levando em conta a impressão das chapas, a impressão em si e a finalização na expedição, somam-se aproximadamente 3 horas e um envolvimento de cerca de 15 profissionais durante todo o processo.

De acordo com Caio Medeiros, 38 anos, sócio proprietário da empresa que roda diariamente inúmeros jornais de várias regiões do Paraná e do país, as pesquisas de opinião sobre os meios de comunicação mais importantes traz os impressos como vencedores disparados, o que possui a maior credibilidade, “portanto tem que ser muito respeitado e apreciado. Atualmente os impressos disputam atenção dos leitores com as novas tecnologias, mas a materialização da informação com texto e imagem no papel, tornam a leitura muito agradável e principalmente confiável”, afirma o empresário.

“A Gazeta Informativa é um jornal diferenciado, com profissionalismo e ética, busca trazer aos seus leitores a informação de forma isenta. Outro aspecto que vale ressaltar, é que as informações em sua grande maioria são de interesse especificamente da população local. Temos uma satisfação muito grande em oferecer atendimento gráfico ao veículo que está se fortalecendo cada vez com o jornalismo local”, conclui Caio Medeiros.

Por fim, os 2 mil exemplares chegam em São Mateus do Sul nas manhãs de sexta-feira, faça sol ou chuva, os jornais ressaltam o cheirinho de notícias fresquinhas e mesmo tendo conhecimento do que eles trazem, a equipe fica ansiosa para conferir página por página e apreciar o resultado do empenho da última edição.

Dando sequência à separação e logística, os jornais tomam seu rumo à casa das centenas de assinantes e aos pontos de venda, e assim como diria Vitor Romério Nadolny, proprietário da Vitor’s & Cia, que ao ter contato com a edição semanal da Gazeta Informativa afirma, “tenho o prazer de pegar o papel na mão, sentir o cheiro da tinta e apreciar o que de bom o jornal traz”.

Tão logo os jornais circulam pelas ruas de São Mateus do Sul, Antonio Olinto e São João do Triunfo, alcançando milhares de leitores. Mais um importante passo é almejado, o feedback, que refere-se a reação do receptor ao nosso conteúdo, e que serve para avaliar os resultados da transmissão. Semanalmente recebemos esse retorno de nossos leitores, sejam pelas redes sociais, pelos comentários gerados na comunidade ou mesmo de forma direta na sede do jornal.

E tão logo as notícias da edição também podem ser encontradas na versão online, mostrando a interação do tradicional com as novas tecnologias do século XXI, propiciando o alcance ainda maior da mesma informação.
Dessa maneira, mais uma edição da Gazeta Informativa chegou a você leitor e assim foi com as 149 edições anteriores a essa, sempre priorizando uma só linha de atuação com comprometimento, responsabilidade e profissionalismo.

No vídeo, o jornal Gazeta Informativa sendo impresso!

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrada em São Mateus do Sul
Dia do Repórter: profissional base da integridade da informação e da comunicação
Da pecuária leiteira à pesca e artesanato