A nova sede do CREAS, em construção, está localizada na Rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães,
no bairro da Vila Prohmann. (Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

A Prefeitura de São Mateus do Sul, através de sua secretaria de Obras, conduziu no ano de 2020 o processo licitatório nº 001. Se trata da contratação de uma empresa de engenharia, cujo objetivo é a construção de um novo prédio para sediar o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). A entidade atua junto à sociedade são-mateuense, onde são atendidas famílias e indivíduos que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

O valor global da empreitada, totalizará o montante de R$ 439.260, 36. A empresada contratada, a TFP Serviços Terceirizados Eireli, terá 240 dias para a conclusão dos serviços. A nova sede está localizada na Rua Desembargador Joaquim Ferreira Guimarães, nº 1748, no bairro da Vila Prohmann.

A natureza dos serviços

Conforme o Edital da licitação, disponível no endereço eletrônico saomateusdosul.pr.gov.br, o ambiente construído terá a extensão de 216,30 m². A obra foi viabilizada através de uma parceria do município com a União, por intermédio do Fundo Nacional de Assistência Social.

Os serviços prestados pelo CREAS, são voltados às famílias são-mateuenses que se encontram em estado
de risco social ou violação dos direitos.

Já foram executados os serviços preliminares, de movimento de terra e fundação, a instalação do concreto armado (vigas, pilares e laje) e o fechamento com alvenaria. Ainda estão previstas, a implementação da estrutura para a cobertura, o sistema de janelas e portas, processos de impermeabilização do pavimento, o revestimento das paredes, serviços de pintura e pavimentação, dentre outras atividades contidas em planilha anexa ao Edital.

Onde atua o CREAS?

O CREAS é uma unidade pública que tem como objetivo principal, oferecer o trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É direcionado para famílias que estão em uma situação considera de risco pessoal ou social, através da violação de direitos.

A entidade é direcionada às famílias e indivíduos, estendendo sua rede de proteção aos idosos, às crianças
e à mulher são-mateuense, entre outros grupos.

Para aqueles indivíduos que estão em situação de ameaça ou tendo seus direitos básicos violados, o CREAS oferece ações especializadas de orientação, proteção e até mesmo acompanhamento psicossocial e jurídico. Seus trabalhos se estendem a idosos, portadores de necessidades especiais, mulheres, crianças e adolescentes.

Diferentes dimensões

No município de São Mateus do Sul, o Centro também oferece atividades, atenção e direcionamento para as famílias em serviços socioassistenciais, saúde e educação, bem como em diversas políticas públicas tais quais: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Bolsa Família, Abrigo Municipal, CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), escolas, APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcionais) e Conselho Tutelar, entre outras.

O CREAS se insere dentro do contexto de fortalecimento de políticas públicas voltadas ao povo brasileiro e à Assistência Social.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul revê redução nos descontos concedidos ao pagamento dos alvarás
Do AM para FM: Rádio Difusora do Xisto agora é 88,7 Mhz
Fortes chuvas: últimas notícias de São Mateus do Sul e região