Em frente ao Colégio Estadual São Mateus encontra-se um dos maiores exemplares de árvore do centro da cidade.
(Fotos: Éber Deina/Gazeta Informativa)

São Mateus do Sul conta com um documento bastante completo acerca do manejo das árvores na zona urbana do município. Se trata do Plano Diretor Participativo de Arborização Urbana do município, documento elaborado pela Prefeitura Municipal, através de parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Ele contém o estudo e o diagnóstico completo sobre as árvores do município, prevendo medidas relacionadas ao controle e planejamento da arborização urbana em São Mateus do Sul.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Helio Toshio Sakurai, explicou sobre o conteúdo do Plano Diretor. “Esse estudo foi muito importante, pois documentou a identidade das aproximadamente 18 mil árvores localizadas no perímetro urbano do município de São Mateus do Sul. Além de catalogar as espécies, ele contém dados como a altura e aspectos da saúde dos exemplares, informações apuradas e produzidas pelos técnicos responsáveis que atuaram nessa ação conjunta”, destacou ele.

O que o Plano Diretor tem a oferecer

Esse tipo de estudo permite avaliar qual é o estado das árvores que estão localizadas na zona urbana, tendo em vista o alto grau de arborização de nosso município. “ Existem aproximadamente 10.800 árvores em estado que requer supressão e substituição. Nosso objetivo é realizar esses procedimentos conforme as demandas da população, que algumas vezes sofre com o plantio de espécies que não são necessariamente adequadas ao meio urbano. A Secretaria pretende substituir toda e qualquer exemplar que for suplantado e irá trabalhar para garantir que a arborização seja realizada de maneira ordenada e eficaz”, disse o Secretário.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente destacou o papel importante desempenhado pelas árvores, melhorando a qualidade de vida da população e do meio ambiente. Dentre os benefícios da arborização, podem ser citados o bem-estar psicológico proporcionado, o efeito estético, a criação de sombra, a proteção contra ventos, a diminuição da poluição sonora, a redução dos impactos oriundos das chuvas, a manutenção da temperatura e a preservação da fauna.

A Rua Doutor Paulo Fortes, a exemplo de muitas ruas de nosso município, conta com frondosas
árvores dispostas ao longo da calçada.

O Plano de Arborização Urbana permitiu a catalogação e estudo das aproximadamente
18 mil árvores localizadas na zona urbana.

Além dos aspectos ecológicos, as árvores também compõem importantes elementos
da beleza cênica do município de São Mateus do Sul.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Do AM para FM: Rádio Difusora do Xisto agora é 88,7 Mhz
IAP analisa causas da morte de peixes no Rio Iguaçu em São Mateus do Sul
São Mateus do Sul agora conta com núcleo de jovens empreendedores, o JEN