Geral

Conseg de São Mateus do Sul entrega cela feminina à delegacia

(Fotos: Thaís Siqueira)

Na noite de quarta-feira, 05, durante um jantar, no Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe), o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de São Mateus do Sul, realizou a entrega oficial de uma reforma feita em um espaço da delegacia da 3ª Subdivisão de Polícia Civil, que se tornou uma cela feminina e também um espaço para menores apreendidos, onde contou com a presença de autoridades policiais, promotores públicos, membros do Conseg e dos empresários que colaboraram com a obra. Na referida confraternização, houve reiterados agradecimentos as pessoas envolvidas na realização desta obra, tanto pela presidente do Conseg, bem como pelas autoridades que marcaram presença no evento.

A reforma da cela foi realizada por iniciativa dos membros do Conseg de São Mateus do Sul, sendo eles, a presidente Genesi M. Nalin Bettanin, vice-presidente Telma Pelegrini Staniszewski, tesoureiro Moisés Felipe Ulbrich, vice-tesoureiro Hugo Lopes Junior, secretária Silvana Goll, vice-secretário Esaú Paul e os conselheiros Zirlei Cléber da Silva Barros e José Santana, contando também com a colaboração de doações de parceiros empresários da cidade.

A nova cela feminina consiste em um espaço para abrigar cerca de 6 (seis) pessoas, com banheiro e solário. O custo da reforma foi cerca de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) o qual foi rateado entre os empresários.

A necessidade da reforma

Segundo a presidente do Conseg Genesi M. Nalin Bettanin, foi levantada em reuniões, a necessidade de reformar a cela feminina, que se encontrava em condições inadequadas e sem condições de uso. Para tanto, e a fim de solucionar este problema, o Conseg, buscou parceria com empresários do município, a fim de realizar esta obra.

Os empresários, preocupados com a segurança da cidade aceitaram o convite, e em reunião realizada com o delegado de polícia Dr.º Nagib Nassif Palma, com os representantes do Ministério Público, Dr.ª Fernanda Basso Silvério Bordignon e Dr.º Almir Carreiro Jorge Santos, se comprometeram em fazer a reforma, a qual foi realizada em regime de urgência e executada em 60 (sessenta) dias.

O que é o Conseg?

Os Consegs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.

A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cada Conseg, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titular do correspondente Distrito Policial.

Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os Consegs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

De acordo com Genesi, o Conselho Municipal de Segurança (Conseg), tem como objetivo, integrar a comunidade com as autoridades policiais, com ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população. “Para isso o Conseg, propõe às autoridades definições de prioridade na segurança pública e a interação da comunidade com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas”, completa.

Genesi destaca que o Conseg de São Mateus do Sul está viabilizando alguns projetos sociais, com o objetivo de trabalhar a questão da cidadania com os adolescentes, a fim de evitar que entrem no mundo da criminalidade.

Confira a galeria de fotos:

Últimos posts por Thaís Siqueira (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Bingo Beneficente: Anderson precisa da sua ajuda!
Gruta Nossa Senhora da Conceição: uma parte da rica história triunfense
Bairro mais antigo de São Mateus do Sul está abandonado, dizem moradores