Arquitetura, Urbanismo e Design

Construção Energitérmica Sustentável – Light Steel Framing

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

O Light Steel Framing (LSF) é um sistema de construção energitérmica sustentável, ou seja, possui um ótimo desempenho térmico e acústico, tem melhor eficiência energética devido aos materiais ecológicos que são empregados, ainda tem como característica a redução do desperdício de materiais, redução no consumo de água e baixa emissão de CO².

O LSF é estruturado em perfis leves de aço galvanizado e, conhecido também como construção a seco. O Light Steel Frame é formado por um esqueleto estrutural, constituído por colunas verticais, horizontais, vigas, tesouras de telhado e outros elementos, e é projetado para suportar todas as cargas de uma edificação. O fechamento interno e externo é feito através de placas de gesso acartonado, material com elevada resistência ao fogo e placas cimentícias ou placas OSB, mas por ser um sistema aberto, permite a utilização de diversos materiais, deixando o resultado final igual ao de uma construção convencional.

Esse sistema é consolidado no mundo todo, muito utilizado na Europa e países como Japão, Estados Unidos, Canadá, Argentina e também no Brasil. Em países desenvolvidos as residências construídas com o sistema de construção energitérmica sustentável chegam a 90%.

Existem muitas vantagens em se construir com o Light Steel Frame, uma delas é a economia, por exemplo, o peso próprio do LSF é muito menor, o que reduz as cargas na fundação, gerando uma economia que pode passar dos 70% nessa fase da construção se comparado com a alvenaria. Outras vantagens são: menor tempo de execução da obra em relação a alvenaria, cerca de 1/3 do tempo; flexibilidade para executar diversos partidos arquitetônicos, pois é um material muito versátil; facilidade na construção; menor desperdício de materiais e baixo volume de resíduos gerados; mantém o canteiro de obras organizado; economia de água e energia; ótimo desempenho térmico e acústico e entre outros.

O Light Steel Frame é um dos vários sistema construtivos existentes, busque sempre um profissional qualificado para elaboração do seu projeto, pois ele saberá qual é o melhor sistema para atender as suas necessidades.

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Revestimento de painéis compostos de alumínio – ACM
O profissional e suas competências
Plano Diretor