Reflexão com Padre Marcelo S. de Lara

Crescer também em consciência

No ano passado, Boaventura de Souza Santos, colunista de um veículo de comunicação, ao analisar a sociedade, a ascensão financeira de algumas pessoas no Brasil, alertava para o grande perigo do poder, da vaidade, da busca de posição na sociedade que vai dominando a mente humana; algo observado na realidade.

Somos levados, movidos por tendências, por discursos, ideologias que, ao invés de aproximar as pessoas, despertar um senso de solidariedade, geram rivalidade, concorrência, separação. A mentalidade capitalista faz com que sintamos a necessidade de adquirir sempre mais, subir de posição. Até o ponto de se buscar melhorar de condição de vida para que se viva com dignidade, tudo bem.

O problema é, quando levados e dominados pela mentalidade da concorrência, se esquece da situação que antes vivia, com mais necessidade, e hoje, tendo ascendido à uma melhor condição de vida, se olhar para os que ainda não subiram como rivais ou não merecedores.

A riqueza pode ser fruto do trabalho, mas também pode ser fruto da opressão, ou do roubo. Todos tem o direito de melhorar de condição de vida, não há por que se buscar concentrar a renda em poucos como ainda é o caso de nosso país e tantos outros.

Crescer materialmente na vida não basta, é preciso buscar evoluir humanamente. É insano ter alguns em berço de ouro e outros ainda hoje na humanidade morrendo de fome ou sem espaço para construir sua vida dignamente.

O medo de perder o poder, ou a posição de conforto faz com que se olhe para o outro como rival. Busca-se ai, concentrar e garantir as posses e/ou impedir que os que estão “abaixo” ascendam, atitude também de quem está subindo.

A vida difícil, os sofrimentos, devem nos fazer aprender a sermos mais humanos, evitando que outros continuem em situações desfavoráveis, justamente por se ter a consciência daquilo que já se viveu na pele.

Que todos nós como membros dessa humanidade, nos abramos à disponibilidade de um crescimento mais mútuo, não fazendo do crescimento material critério de exclusão pessoal.

Últimos posts por Pe. Marcelo S. de Lara (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Reinventar o Humano
Viva São João!
A contribuição dos Monges do Oriente