Jornal de São Mateus do Sul (PR) e região

Cresol: o maior sistema de cooperativas de crédito rural solidário do Brasil inaugura sua sede em São Mateus do Sul

Agora São Mateus do Sul conta com a maior cooperativa do Brasil e que está em pleno crescimento e desenvolvimento em todo o país. (Fotos: Alexandre Müller/Gazeta Informativa)

Inaugurou na segunda-feira (12), em São Mateus do Sul, a mais nova unidade da Cooperativa Cresol, um sistema de cooperativas criado e coordenado por agricultores familiares que tem 23 anos de atuação e conta com mais de 3 mil associados em vários estados do Brasil.

Estiveram presentes, além das autoridades locais, os representantes da Cresol, nas pessoas do presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Tomé, o presidente da UAD Centro Sul, Osni Ramos e o presidente da sede Cresol Triunfo, Casemiro de Almeida.

Há tempos o agricultor familiar busca o reconhecimento de seu trabalho, sua valorização e crédito para viabilizar suas atividades rotineiras. Devido a isso e motivados pelas dificuldades de acesso a políticas públicas e ao crédito necessário para continuar no campo, muitos agricultores se reuniram e organizaram-se.

Partindo desta premissa e com a missão de promover a inclusão social da agricultura familiar através do acesso ao crédito, da poupança e da apropriação do conhecimento, visando o desenvolvimento local e a sustentabilidade institucional, nasceu o sistema Cresol na cidade de Francisco Beltrão há 23 anos, onde hoje está a Central Cresol Baser.

 

O principal desafio foi ser e fazer a diferença em prol aos associados, e hoje a Cresol se tornou referência nacional e internacional em crédito solidário, sendo a maior cooperativa do Brasil, contando com mais de 200 mil famílias cooperadas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O objetivo das cooperativas Cresol é promover cada vez mais a inclusão financeira e o desenvolvimento social em cada região em que está inserida, aproximando dos cooperados os produtos e serviços financeiros. Muito além de uma instituição financeira completa, a Cresol é hoje uma referência da força da agricultura familiar.

A Cresol em São Mateus do Sul soma-se às agências de São João do Triunfo, Palmeira e Castro e em breve às incorporações nas cidades da Lapa e Contenda, como menciona o presidente da sede Cresol Triunfo. “Fico muito feliz, pois há 12 anos contribuo bastante para o progresso e o crescimento dos agricultores dos municípios parceiros, contando com um grande número de liberação de repasses, linhas de empréstimos pessoais, microcréditos e demais formas.”

Para ele, é um presente para a Cresol poder contar com um município promissor e com potencial. “Aqui esperamos um crescimento que já é demonstrado nitidamente pela aceitação da cooperativa por parte dos associados, os quais há muito tempo reivindicam uma unidade na cidade”, relata Casemiro.

De acordo com Casemiro, a cooperativa já conta com 211 associados em São Mateus do Sul e agora a tendência é só crescer. “Não viemos aqui para brigar com ninguém, nem com a concorrência, estamos aqui para somar.”

Hoje a Cresol é uma instituição que além de ser financeira é cooperativa, que visa principalmente o bem estar dos associados. Sua instalação em São Mateus do Sul é uma oportunidade nova para a cidade e seus munícipes, pois a cidade já possui outras instituições cooperativas, como mencionam seus dirigentes.

Também segundo o presidente, a equipe está muito bem treinada para colaborar e atender com carinho todos os são-mateuenses. “Estamos dispostos a ter aquela amizade que se cria dentro de uma instituição cooperativa, muito diferente de um banco que várias vezes não conseguem conhecer a realidade e a necessidade dos associados.”

Os colaboradores da Cresol São Mateus do Sul aguardam toda a comunidade para conhecer sua atuação e linha de serviços disponíveis.

A gerente da unidade são-mateuense, Cassiane Nizer Dal Comuni, enfatiza que a Cresol é uma cooperativa de crédito solidário que atua desde 1996 e nasceu para atender o produtor rural com linhas de créditos acessíveis, com baixas taxas de juros para que eles pudessem melhorar suas propriedades. Hoje a Cresol é apta a atender a todo público, desde o homem do campo, pessoa jurídica ou física, que reside na zona rural ou urbana, e mesmo as pequenas e grandes empresas.

“A Cresol chega à São Mateus do Sul com o intuito de atender aos cooperados que já são associados e até então tinham de se deslocar até São João do Triunfo. Também buscamos mais munícipes que queiram fazer parte da nossa rede de cooperados. Chegamos para somar à sociedade são-mateuense. Estamos à disposição!”, salienta a gerente.

Cassiane ainda relata que a Cresol possui vários produtos e serviços, partindo do crédito rural, que é o carro chefe. “Somos a segunda cooperativa em liberações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), no Brasil. Além de várias outras linhas de crédito comercial para veículos, implementos, construção, e tudo que o cliente precisar vamos ajudá-lo. Vem para a Cresol que com certeza dá negócio!”

Junto à inauguração, a Cresol promoveu o Feirão da Cooperativa com taxas reduzidas e com acesso diferenciado aos clientes nos próximos 15 dias, após a inauguração. A cooperativa está situada na rua Ulisses Faria, 935, esquina com a rua Guilherme Kantor, o telefone para contato é: (42) 3532-4555, onde os funcionários estão dispostos a agendar uma visita técnica para conversar pessoalmente com cada cliente.

Compartilhe esta reportagem...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this page


Comentários: