Educação e Cultura

Crianças do Karolinka produzem cartões de Páscoa para alunos de escola polonesa

Mais de 45 cartões com bombons brasileiros foram enviados à Polônia. (Fotos: Divulgação)

O grupo folclórico polonês Karolinka, conhecido intencionalmente pelo seu trabalho dedicado à manutenção e promoção da cultura polonesa no Brasil, enviou na última semana uma caixa com 48 cartões de Páscoa para alunos da escola Podstawowa w Popowie, da cidade de Łowicz, na Polônia.

Os cartões foram produzidos pelas crianças do grupo infantil que abusaram de criatividade na hora de pintar, colar e enfeitar os cartões. Para a confecção dos mesmos, as crianças aprenderam como desejar em polonês Feliz Páscoa e os cumprimentos mais comuns para essa época.

Segundo Iris Janoski, coordenadora de projetos sociais do Karolinka, este projeto foi idealizado pela professora de polonês do grupo Karolinka, Ludmiła Pawłowski, que é membro do conselho de educação no exterior.

O objetivo do projeto é aproximar os dois países e promover uma espécie de intercâmbio entre as crianças polonesas e brasileiras. “Foi muito bacana ver a empolgação e capricho das crianças na confecção dos cartões. Agora elas esperam ansiosas pela resposta”, comenta Iris.

O projeto tem como incentivador a Wspólnota Polska, que é a maior instituição polonesa que colabora com o mundo polônico. “Para nós esse tipo de ação nos deixa mais visíveis para o governo polonês, e isso é muito bom”, acrescenta Irio Janoski, diretor do grupo Karolinka.

De acordo com a escola Podstawowa w Popowie, “as cartas do outro continente tornaram os nossos alunos muito felizes”. A diretoria da escola ainda comenta que os alunos tentaram encontrar os remetentes das cartas no Facebook.

Alunos da escola Podstawowa w Popowie, localizada na cidade de Łowicz, na Polônia, recebendo os cartões feitos por membros do Grupo Folclórico Karolinka.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Com “Má Conduta”, escritor são-mateuense cresce na cena literária paranaense
A cidade em cena
Sócio Contribuinte APAE