Comércio de diversas iguarias estarão à disposição por meio do App aiqfome ou WhatsApp. Entrega por delivery, com taxa de serviço ou diretamente na Casa da Amizade – Rotary Club. Avenida Ozy Mendonça de Lima, 21 – próximo à ponte do Rio Iguaçu. Opções de café da manhã, almoço, lanche e jantar. Pães, bolos, doces, pierogi, carnes, patês, chocolates e bebidas.
(Foto: Lúcio Passos)

O evento culinário visa fortalecer o comércio de produtos típicos e reforçar a identidade de um dos povos que formou São Mateus do Sul, a partir da imigração. Ao se estabelecerem no Brasil mantiveram inúmeros costumes que transitam de uma geração a outras e poderão ser apreciados neste sábado (29/08).

A presidente do Rotary Club São Mateus do Sul, Patrícia Villela Alves Musialak, cita a junção comercial a ser proporcionada para quem prepara os alimentos com a apreciação de uma culinária rica em variedades e sabores.

Existe uma frente econômica que observa com atenção a redução de vendas de produtos como o requeijão ou outros comercializados por pequenos produtores rurais, no sentido de melhorar a renda ou sendo componente central da manutenção familiar. Com a pandemia, este comércio foi reduzido e encontra dificuldades devido aos efeitos causados pela expansão da Covid-19.

(Fotos: Divulgação Rotary Club São Mateus do Sul)

Alguns produtores rurais se mantém mais isolados, até pela preocupação psicológica ligada ao Coronavírus, associada ao distanciamento social e medidas preventivas em saúde. Tudo isso reduziu, e muito, a venda de alguns produtos. Não apenas o requeijão, presente na composição do pierogi, por exemplo, mas pães, bolos e demais iguarias ficam sucumbidos ao cenário da pandemia.

Produtos e entrega

Bigos com pão, um dos pratos mais tradicionais poloneses estará presente no 1º Polskie Smaki. Sem faltar o bom pierogi, será um dia inteiro de sabores da Polônia, como foca o convite oficial, das 8h às 21h. Opções de café da manhã, almoço, lanche e jantar. Pães, bolos, doces, pierogi, carnes, patês, chocolates e bebidas. Dentre elas a tradicional cerveja caseira, feita com receita especial eslava.

As encomendas são feitas pelo aplicativo aiqfome, onde as pessoas podem escolher desde os pratos e demais iguarias, até se querem receber em casa ou vão retirar no Rotary. A indicação da organização de que os clientes encomendem com antecipação. Alguns preparos de componentes, caso do repolho azedo, carecem de um tempo prévio, disso a necessidade de pedir antecipadamente.

Ao lançar a ideia, tendo em vista as recomendações em Saúde Pública para evitar aglomerações e proteger as pessoas, a organização rumou para o aplicativo. Contudo, alguns são-mateuenses sugeriram ampliar as possibilidades e disponibilizar o comércio, também, por WhatsApp, com divulgação em redes sociais. Ampliando as possibilidades de acesso aos produtos vendidos.

No aiqfome, após baixar o aplicativo, basta pesquisar pelo Polskie Smaki. Assim que haja disponibilidade de produtos eles seguem sendo comercializados, de acordo com os organizadores. Além disso, a iniciativa também coopera com os delivery que terá renda do serviço e com a possibilidade de os são-mateuenses se habituarem em usar o sistema para outras ocasionais, para além evento polonês.

Auxílio prestado

Para que tiver alguma dificuldade com o aplicativo pode solicitar ajudar para a Vanderleia – (42) 9 8810 0424. Mesmo telefone com WhatsApp em que podem ser feitos pedidos. Pelo aplicativo pode escolher a forma de pagamento do próprio aiqfome. No caso do pedido por mensagem, para entrega em casa o pagamento deve ser feito em dinheiro somente, conforme a organização do 1º Polskie Smaki.

Outro número para solicitar por WhatsApp é o contato da Eliane (42) 9 9932 3141. Ainda, no caso do pedido por mensagem, se a retira for no balcão pode pagar com cartão de crédito ou débito. As entrega serão por delivery, com taxa de serviço direcionada para empresa que faz, ou diretamente na Casa da Amizade – Rotary Club. Avenida Ozy Mendonça de Lima, 21 – próximo à ponte do Rio Iguaçu.

História e cultura

A iniciativa do Rotary Club São Mateus do Sul e Grupo Karolinka, leva em conta a identidade cultural presente na formação do município. Lá nas duas últimas décadas do século XIX, com o fluxo de imigrantes poloneses chegando ao Brasil, o território de Palmeira foi habitado por muitos destes europeus. Logo se estabelecendo o núcleo São Matheus que, a partir de 1890 passa a compor São João do Triunfo.Desde este período, passando pela constituição do município de São Mateus do Sul a partir de 21 de setembro de 1908, a extensão territorial municipal tem nos poloneses um dos povos que ocupou as terras e fez destes espaços as suas propriedades. Alguns lugares mantêm atributos singulares. Casos de Rio Claro do Sul (pertencente ao município de Mallet) e a localidade de Água Branca.

Águia Branca – presente no Brasão da Polônia – deu origem à localidade de Água Branca (num mito gráfico que pode explicar o entendimento diferente na nominação). A comunidade tem uma Igreja Histórica, tanto no projeto arquitetônico, quanto na habilidade e valores materiais. Envolto num povo que mantém a sua cultura, valores e os atributos da fé católica e adoração à santa padroeira.

Nesta transição de valores da Polônia para o Brasil, Nossa Senhora de Częstochowa (em polonês: Matk Boza Częstochowska), também conhecida no Brasil como Nossa Senhora do Monte Claro, tem a adoração pelos descendentes poloneses de São Mateus do Sul. Sendo a Água Branca uma das mais representativas por procissão e festa realizada sempre próxima ao dia 26 de agosto (dia da Santa).

Sidnei Muran

Sidnei Muran

Jornalista (MTB 7597 DRT/PR), formado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), pós-graduado em História e Cultura pela Unespar – campus de União da Vitória e Licenciado em História pela Unespar – campus de União da Vitória.
Sidnei Muran

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Animais soltos incomodam moradores de São Mateus do Sul
Rotary Club de São Mateus do Sul – Xisto do Iguaçu nomeia novos membros do Conselho Diretor
Tempurá de Sorvete: a receita da sobremesa japonesa para seu final de ano