Educação e Cultura

“Cultivando e incluindo cidadãos” finaliza ciclo de visitas domiciliares a alunos da Apae de São João do Triunfo

Divulgação

Divulgação

O projeto Cultivando e Incluindo Cidadãos, desenvolvido pela APAE de São João do Triunfo com o patrocínio da Petrobras e Governo Federal, encerra o ciclo de visitas domiciliares aos familiares dos alunos que participam do projeto.

Nos quase dois anos de patrocínio, foram realizadas mais de 200 visitas pela assistente social e técnico agrícola, profissionais que compõem a equipe do projeto. Foi uma média de 28 visitas por bimestre que tinham como objetivo principal auxiliar as famílias dos alunos nas questões sociais, como orientação sobre direitos sociais, saúde preventiva e encaminhamentos médico. Proporcionaram ainda o acompanhamento da aplicação dos conhecimentos adquiridos com o curso de cultivo de mudas nas hortas e jardim das residências dos alunos.

Daiane Bueno Ogrysko, assistente social que atua no projeto, relata que por meio das visitas, a APAE aproximou-se mais dos familiares dos seus alunos. “Ao identificarmos a demanda social das famílias, conseguimos planejar melhor nossas ações de interação com essas famílias. A partir das demandas identificadas nas visitas domiciliares, era definido o tema das palestras com familiares, fomentado o clube de mães, e se estabelecendo parcerias com a secretarias do município”.

O técnico agrícola Ederson Gabriel Prinz conclui que “as visitas foram determinantes para os alunos aderirem ou melhorarem o cultivo de hortas e jardins em suas residências”.

O patrocínio ao projeto, que teve início em março de 2015, deve encerrar-se em março de 2017, somando ao final 29 alunos da APAE certificados no curso de cultivo e produção de mudas de flores e hortaliças pelo Instituto de Ensino Pesquisa e Prestação de Serviços de União da Vitória. Um passo adiante na inclusão destes cidadãos na sociedade.

Redação

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Karolinka expõe acervo na Casa da Memória em São Mateus do Sul
SEMEC divulga cronograma para matrículas nos CMEI’s
Projeto Plantando Educação e Pescando Agroecologia, patrocinado pela Petrobras apresenta resultados alcançados em 2018