Olhando rapidamente para esta fotografia, não imaginamos quantas memórias de São Mateus do Sul, esta imagem pode nos revelar. As construções fazem parte da cultura material e são testemunhas do passado. São memórias que contribuem para a identidade dos são-mateuenses e para a produção da História. A edificação em madeira é a mais antiga. É possível ver também uma outra edificação em alvenaria e ainda um monumento em homenagem ao nosso maior herói de guerra.

As intervenções humanas na paisagem natural são elementos culturais materiais, que existem fisicamente e podem ser considerados como cultura material. Pinturas, esculturas, artesanatos, arquitetura, paisagismo, fotografia, literatura, artes plásticas entre outras formas, compõem este conjunto. Também pode ser chamado como um lugar de memória.

ANÚNCIO

O lugar é a esquina da rua Paulino Vaz da Silva com a rua Tenente Max Wolff Filho e a autoria e a data da fotografia, até o momento, não foram identificadas. Supostamente, na década de 1960. A fotografia em suporte digital foi doada por Luiz Carlos Alves. A construção em madeira é do Clube Amante da Prosperidade, fundado em 23 de fevereiro de 1908, a construção, porém, é de 1912. O obelisco é uma homenagem ao Tenente Max Wolff filho, herói de guerra (morreu no final da Segunda Guerra Mundial) do Exército Brasileiro. Max Wolff Filho, morou em São Mateus do Sul.

A construção em alvenaria é do atual clube Ideal Sãomateuense que originou-se de uma fusão do clube Ideal com o clube Sãomateuense. A rua Paulino Vaz da Silva já foi chamada de Rua Barão do Serro Azul e a atual Tenente Max Wolff Filho já denominou-se Barão do Capanema. Hoje, ao passarmos por aquele lugar, ainda encontramos permanências físicas de um “São Matheus” bem antigo. Independente dos vestígios materiais, na memória coletiva dos são-mateuenses, ainda permanecem muitas lembranças que os saudosistas lembram de tempos em tempos.

Últimos posts por Hilda Jocele Digner (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Documentos e Monumentos: A representação da Memória Coletiva na fotografia
FOTOGRAFIA E BELEZA: A rainha da erva-mate
A mesma praça: fotografia de espaço público