Educação e Cultura

Curso de libras é novidade no Colégio São Mateus

O curso que é novidade neste ano no colégio tem como objetivo oportunizar o aprendizado de uma nova língua. (Foto: Arquivo/Gazeta Informativa)

Para quem não dispõe de recursos para pagar por um curso de idiomas, uma das alternativas gratuitas é o Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), que funciona em alguns colégios estaduais. O Celem foi criado em 1986 pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed). Neste ano, em São Mateus do Sul, o Colégio Estadual São Mateus apresenta uma novidade, ou seja, oferecerá o curso de Celem em libras.

Quem tiver interesse em fazer a inscrição deve se dirigir até a secretaria do colégio até o dia 11/01 no período da manhã. As aulas iniciam em fevereiro e será ministrado da seguinte forma: segunda e terça das 18h50 às 20h30; quarta e quinta das 18h50 às 20h30. Os cursos são básicos e de aprimoramento e são oferecidos aos alunos da rede pública, aos professores e funcionários que estejam no efetivo exercício de suas funções na rede estadual e também à comunidade.

A diretora do colégio Telma Staniszewski garante que o curso é gratuito e será uma grande oportunidade para quem deseja aprender uma nova língua. “Estamos aí com mais essa novidade em nosso colégio, que foi uma solicitação feita no final de 2018, e que foi aprovada na última semana, que é o curso Celem Libras, que tem como slogan: As minhãs mãos falam, e as suas? Não? Essa é uma grande chance de adquirir conhecimento, já que atualmente é uma necessidade a língua de libras”, afirma.

De acordo com Telma, as aulas iniciarão em fevereiro, tendo duas turmas de 30 alunos cada. “As vagas para este curso ficaram da seguinte maneira: 70% para alunos do colégio, 10% para professores e funcionários e 20% para pessoas da comunidade que queiram participar. As aulas acontecerão nas segundas e quartas das 18h50 às 20h30 para uma turma, e nas terças e quintas, no mesmo horário, para outra turma. Esperamos que a comunidade participe”.

De acordo com a diretora Telma Staniszewski do Colégio São Mateus, a língua de libras é uma necessidade nos dias atuais.

Fonte: Da redação com informações da Rádio Difusora do Xisto

Redação do jornal Gazeta Informativa

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
“Cultivando e incluindo cidadãos” finaliza ciclo de visitas domiciliares a alunos da Apae de São João do Triunfo
10ª Olimpíada Nacional de História do Brasil vai começar e Colégio da Vila Americana participa pelo 6º ano consecutivo
Curso de língua polonesa é ofertado pela Uniuv

Os comentários estão fechados