Odontologia e Saúde Bucal - Valéria Kruchelski Huk

Da estética ao exagero

Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa

Recentemente observamos nos diferentes meios de comunicação um enfoque a odontologia estética. Esse assunto ganhou destaque na TV, revistas de circulação nacional e sites da internet depois de inúmeras celebridades virarem alvo de piadas nas redes sociais; um exemplo disso foi a modelo e apresentadora Adriane Galisteu que foi criticada depois de apresentar um novo sorriso condenado por muitos como “artificial” e “exagerado”. Mas, o que está acontecendo com a odontologia estética? Até aonde devemos ir para ter um sorriso bonito?

Essa nova “moda” entre os famosos é o que chamamos de facetas e lentes de contato. As facetas odontológicas são estruturas de porcelana muito finas que são coladas nos dentes. Esse tipo de tratamento é indicado em casos como: dentes manchados, dentes desgastados ou desalinhados, dentes desiguais, etc. É importante ficar claro que esse tratamento tem indicações específicas, e o seu principal objetivo é trazer um sorriso mais estético e harmonioso. Para a colocação dessas facetas o dentista precisa desgastar um pouco da estrutura do dente para então colar as facetas que ficarão fixas nos dentes, o cuidado e a higiene bucal será mantido normalmente.

As lentes de contato, por sua vez, são estruturas cerâmicas ultra-finais (mais finas que as facetas), e são utilizadas em casos aonde se deseja melhorar a estética e a aparência dos dentes. Diferente das facetas, a opção por utilizar uma lente de contato, muitas vezes, não requer nenhum tipo de desgaste da estrutura dental. Depois de entender um pouco o que são facetas e lentes de contato na odontologia nos perguntamos: “Aonde está a polêmica desses tratamentos?”

Atualmente o que vemos são dentes excessivamente grandes e excessivamente brancos, ou seja, os sorrisos dos famosos perderam a naturalidade e entraram em um padrão de beleza que está à beira do exagero. O que assusta é que muitas pessoas querem um sorriso igual ao de determinada celebridade. É importante saber que o tom dos nossos dentes naturais combina e está em harmonia com o tom da nossa pele. Nem todas as pessoas ficarão bem com dentes extremamente brancos ou grandes. Devemos sempre ter o bom senso na hora de optar por um tratamento estético. Não podemos confundir estética com exagero. Valorize a beleza natural do seu sorriso!

Últimos posts por Valéria Kruchelski Huk (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Fluorose Dentária: o flúor em excesso
Use Fio Dental
A saúde bucal da gestante: cuidado de mãe para filho