Religiosidade

Dedicação e amor ao próximo são prioridades nos sábados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia

A Igreja Adventista está desde 1995 em São Mateus do Sul, e possui quatro Igrejas no município. A Central está localizada na Avenida Ozy Mendonça de Lima, 1930, saída para São João do Triunfo. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

A diversidade religiosa presente em São Mateus do Sul demonstra a fé dos moradores do município, que apesar das distinções nas crenças, caminham em busca de sentimentos positivos como a fraternidade, a união e a esperança por um mundo sem maldade. Nessa semana, a equipe da Gazeta Informativa conheceu um pouquinho mais sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que é muito conhecida por guardar os sábados para a realização de atividades que sejam destinadas ao próximo.

Em conversa com o pastor Marco Antonio Pratto, formado em teologia e que está em São Mateus do Sul desde o início de 2018, ele desmistificou alguns pontos que geram muitas dúvidas sobre a Igreja Adventista. “Durante a semana realizamos várias atividades seculares, como as funções de trabalho e familiares. No sábado resolvemos parar esses tipos de tarefas e nos dedicamos ao próximo”, explica o pastor, que comenta que infelizmente já ouviu de algumas pessoas desinformadas que os Adventistas “não fazem nada” no sábado. “Neste dia da semana vamos tentar aliviar a dor do próximo e ajudar de alguma forma. Realizamos muitas atividades, desde estudos bíblicos à trabalhos voluntários na arrecadação de cestas básicas”, diz.

Marco Antonio Pratto é o pastor responsável pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em São Mateus do Sul e em mais quatro municípios.

Marco Antonio reforça que é preciso ajudar o próximo todos os dias da semana, mas o sábado é especial pelo significado que ele tem na bíblia. “O sábado é o dia que não pensamos em nosso próprio benefício, mas sim, olhamos para as necessidades das pessoas em nossa volta”, afirma. O dia começa a ser contado no pôr do sol de sexta-feira, e finda-se no pôr do sol do sábado. “Quando Deus criou o mundo, houve tarde e manhã no primeiro dia e assim sucessivamente até o sétimo dia. Em Gênesis a leitura especifica que o dia inicia com a parte escura e termina com a parte clara, por isso seguimos desse modo”, explica.

Infelizmente ainda existem disparidades sobre a guarda do sábado para os Adventistas, e muitos ainda são prejudicados pela falta de compreensão de algumas pessoas, principalmente na questão de trabalho. Algo que deixou muitos jovens contentes foi a mudança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que agora está sendo realizado em dois domingos. No Brasil existe a Lei Federal que garante o direito a religiosidade, seja ela qual for.

Os Adventistas também preservam muito a saúde, e a alimentação saudável é uma das prioridades dos frequentadores da igreja. Alguns fiéis fazem refeições vegetarianas, já outros optam pela alimentação que restringe alguns tipos de carne, como o porco, de acordo com leituras bíblicas.

Uma das principais crenças da Igreja Adventista é a volta de Jesus Cristo, que salvará a terra de todo o mal e libertará as almas para a vida eterna. “Nós trabalhamos firmemente para que todos possam conhecer o poder do evangelho e entender a importância da volta de Cristo”, afirma Marco.

Em São Mateus do Sul a Igreja Adventista está em atuação desde 1995, e mais de 200 fiéis frequentam as quatro igrejas do município: a Central localizada na saída para São João do Triunfo, a igreja na Vila Amaral, no Jardim Santa Cruz e na Vila Americana. “Não poderia deixar de agradecer a dedicação do Doutor Celso Andreacci (em memória), que foi um dos principais incentivadores da Igreja Adventista em São Mateus do Sul, através da TV Novo Tempo”, afirma Marco, que também é o pastor responsável pelas igrejas dos município de Antonio Olinto, São João do Triunfo, Mallet e Paulo Frontin.

“Algo que sempre deixamos claro é que todo mundo precisa ser respeitado com sua crença ou religião. Convido as pessoas a conhecerem um pouco mais sobre a Igreja Adventista e marcarem uma conversa conosco, pois estamos abertos para sanar as possíveis dúvidas”, convida o pastor.

Quer conhecer a Igreja Adventista do Sétimo Dia em São Mateus do Sul? A Central está localizada na Avenida Ozy Mendonça de Lima, 1930, saída para São João do Triunfo. Telefone para contato (42) 99800-0131, e-mail: marco.pratto@adventistas.org.br.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
A história da igreja ucraniana Sagrada Família de São Mateus do Sul
Colônia Iguaçu realiza teatro ao ar livre em homenagem a vida de Jesus Cristo na Sexta-feira Santa
A simplicidade no caminho de encontro ao amor de Deus

Os comentários estão fechados