Religiosidade

Dedicação e amor ao próximo são prioridades nos sábados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia

A Igreja Adventista está desde 1995 em São Mateus do Sul, e possui quatro Igrejas no município. A Central está localizada na Avenida Ozy Mendonça de Lima, 1930, saída para São João do Triunfo. (Foto: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

A diversidade religiosa presente em São Mateus do Sul demonstra a fé dos moradores do município, que apesar das distinções nas crenças, caminham em busca de sentimentos positivos como a fraternidade, a união e a esperança por um mundo sem maldade. Nessa semana, a equipe da Gazeta Informativa conheceu um pouquinho mais sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que é muito conhecida por guardar os sábados para a realização de atividades que sejam destinadas ao próximo.

Em conversa com o pastor Marco Antonio Pratto, formado em teologia e que está em São Mateus do Sul desde o início de 2018, ele desmistificou alguns pontos que geram muitas dúvidas sobre a Igreja Adventista. “Durante a semana realizamos várias atividades seculares, como as funções de trabalho e familiares. No sábado resolvemos parar esses tipos de tarefas e nos dedicamos ao próximo”, explica o pastor, que comenta que infelizmente já ouviu de algumas pessoas desinformadas que os Adventistas “não fazem nada” no sábado. “Neste dia da semana vamos tentar aliviar a dor do próximo e ajudar de alguma forma. Realizamos muitas atividades, desde estudos bíblicos à trabalhos voluntários na arrecadação de cestas básicas”, diz.

Marco Antonio Pratto é o pastor responsável pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em São Mateus do Sul e em mais quatro municípios.

Marco Antonio reforça que é preciso ajudar o próximo todos os dias da semana, mas o sábado é especial pelo significado que ele tem na bíblia. “O sábado é o dia que não pensamos em nosso próprio benefício, mas sim, olhamos para as necessidades das pessoas em nossa volta”, afirma. O dia começa a ser contado no pôr do sol de sexta-feira, e finda-se no pôr do sol do sábado. “Quando Deus criou o mundo, houve tarde e manhã no primeiro dia e assim sucessivamente até o sétimo dia. Em Gênesis a leitura especifica que o dia inicia com a parte escura e termina com a parte clara, por isso seguimos desse modo”, explica.

Infelizmente ainda existem disparidades sobre a guarda do sábado para os Adventistas, e muitos ainda são prejudicados pela falta de compreensão de algumas pessoas, principalmente na questão de trabalho. Algo que deixou muitos jovens contentes foi a mudança do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que agora está sendo realizado em dois domingos. No Brasil existe a Lei Federal que garante o direito a religiosidade, seja ela qual for.

Os Adventistas também preservam muito a saúde, e a alimentação saudável é uma das prioridades dos frequentadores da igreja. Alguns fiéis fazem refeições vegetarianas, já outros optam pela alimentação que restringe alguns tipos de carne, como o porco, de acordo com leituras bíblicas.

Uma das principais crenças da Igreja Adventista é a volta de Jesus Cristo, que salvará a terra de todo o mal e libertará as almas para a vida eterna. “Nós trabalhamos firmemente para que todos possam conhecer o poder do evangelho e entender a importância da volta de Cristo”, afirma Marco.

Em São Mateus do Sul a Igreja Adventista está em atuação desde 1995, e mais de 200 fiéis frequentam as quatro igrejas do município: a Central localizada na saída para São João do Triunfo, a igreja na Vila Amaral, no Jardim Santa Cruz e na Vila Americana. “Não poderia deixar de agradecer a dedicação do Doutor Celso Andreacci (em memória), que foi um dos principais incentivadores da Igreja Adventista em São Mateus do Sul, através da TV Novo Tempo”, afirma Marco, que também é o pastor responsável pelas igrejas dos município de Antonio Olinto, São João do Triunfo, Mallet e Paulo Frontin.

“Algo que sempre deixamos claro é que todo mundo precisa ser respeitado com sua crença ou religião. Convido as pessoas a conhecerem um pouco mais sobre a Igreja Adventista e marcarem uma conversa conosco, pois estamos abertos para sanar as possíveis dúvidas”, convida o pastor.

Quer conhecer a Igreja Adventista do Sétimo Dia em São Mateus do Sul? A Central está localizada na Avenida Ozy Mendonça de Lima, 1930, saída para São João do Triunfo. Telefone para contato (42) 99800-0131, e-mail: marco.pratto@adventistas.org.br.

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
28ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes acontece em São Mateus do Sul
Assembleia de Deus inaugura igreja em Antonio Olinto
Mais de 400 pessoas participaram do Encontro Ousados

Os comentários estão fechados