Policial

Defesa Civil atende ocorrências após vendaval e forte chuva em São Mateus do Sul


Os são-mateuenses foram surpreendidos na quarta-feira, 27, com um forte vendaval que atingiu principalmente a região central do município. Inúmeros destelhamentos e obstruções de vias por quedas de árvores foram registrados pela Defesa Civil. As fortes pancadas de chuva que atingiram o município de terça pra quarta-feira também trouxeram transtornos à população.

A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil está realizando atendimentos desde terça-feira, quando os primeiros chamados foram registrados, no loteamento Santa Cruz. Além de melhorias na drenagem em algumas ruas onde bueiros chegaram a entupir, a Defesa Civil retirou entulho de ruas da cidade e atendeu moradores que tiveram suas casas destelhadas. Os números oficiais referentes à quantidade de atendimentos realizados devem ser divulgados nas próximas horas.

Hoje pela manhã, dia 28, equipes se reuniram para um balanço sobre os primeiros dias de trabalho e também para o repasse de mais orientações gerais sobre a atuação da Defesa Civil. Desde terça-feira, quase 40 pessoas estão realizando atendimentos e efetuando reparos em função das chuvas e ventos no Município.

“Estamos com um grupo apto a realizar esses atendimentos”, garante o coordenador de transporte e logística da Defesa Civil, Albari Rodrigues da Rosa. “Estamos com 4 caminhões disponíveis para realizar esses atendimentos, além de 3 carros de apoio e 2 retroescavadeiras. Esperamos sinceramente que não aconteçam mais problemas. De qualquer forma, estamos prontos para atender a população”.

“Do ano passado pra cá, nós revisamos os atendimentos feitos às famílias em junho de 2014, identificamos as dificuldades, revisamos todo o quadro interno, e ampliamos a equipe da Defesa Civil”, explica o coordenador da Defesa Civil, Benedito Facini. “Queremos minimizar quaisquer eventuais danos causados pela alta precipitação da chuva”.

COMO ACIONAR A DEFESA CIVIL

Telefones: (42) 3912-7001 ou (42) 8805-6990

Inscrições abertas para voluntários da Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de São Mateus do Sul, responsável pelas ações de Defesa Civil, está realizando o cadastro de pessoas físicas ou jurídicas, para atuação como voluntários.

“Qualquer pessoa pode ser um voluntário”, explica o subtenente PM RR Luiz Alberto Kruchelski, responsável pela equipe de voluntários e controle de escala de revezamento da Defesa Civil.  “Qualquer pessoa solidária, comprometida e com disponibilidade de tempo é convidada e será bem-vinda na Defesa Civil de São Mateus do Sul”.

Os interessados podem entrar em contato com Kruchelski pelo telefone (42) 3912-7016 ou (42) 8871-4742 para realização de um cadastro prévio e obter mais informações.

Alguns dias atrás, a Defesa Civil realizou uma reunião para antecipar a preparação do município para o período de chuvas de junho. Na reunião, de caráter interno, foram repassadas informações sobre a estrutura do município, prevenção e o apoio necessário em casos de desastres aos novos integrantes.

Fonte: Assessoria PMSMS

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Acidente mata três pessoas na BR-476 entre São Mateus do Sul e Lapa
Árbitro é agredido em jogo na comunidade de Paiol Grande
Após mal súbito mulher é encontrada morta em piscina do CEPE