Arquitetura, Urbanismo e Design

Densidade urbana

Hoje vamos abordar um assunto que trata do urbanismo, que tem como um dos objetivos, criar condições adequadas de habitação e planejamento das cidades.

Atualmente o número de pessoas que vivem nas cidades é maior do que o número de pessoas que vivem na área rural, na verdade, esse número de um lugar para outro, foi superado em 2009. Atualmente o número de pessoas que vivem na área urbana é de 54%.

Chamamos a saída em massa de um lugar para o outro de exôdo. O exôdo, de acordo com o dicionário significa “emigração de todo um povo ou saída de pessoas em massa”. Nesse caso temos aqui o exôdo rural, que é a saída de pessoas do meio rural para o meio urbano, em busca de melhores condições de vida. No século XX isso ocorreu em grandes proporções aqui no Brasil.

Na última sexta (07/08/2015), o “The City Fix Brasil”, publicou em seu site, que em 2050, cerca de 70% da população mundial estará vivendo nas cidades. Isso implica em uma série de questões importantes a serem analisadas e colocadas em prática, como por exemplo a parte de infraestrutura das cidades, ainda de acordo com o site, é precisa construir 75% da infraestrutura urbana que será necessária em 2050, tendo também a oportunidade de repensar os padrões de desenvolvimento, crescimento e ocupação das cidades.

Uma das questões é a densidade, ou seja, a compactação populacional, que já está sendo um dos desafios para os dias atuais e que será ainda mais para daqui alguns anos. De acordo com o DOTS (Desenvolvimento Orientado pelo Transporte Sustentável) a proposta de planejamento a ser adotada é para que a construção das comunidades sejam mais compactas, facilitando o deslocamento da população, evitando assim o uso de automóveis.

Vamos aproveitar e começar a mudar nossos hábitos, nos deslocando, na maioria dos casos, sem o uso do carro. Então fica aqui, uma boa caminhada a todos. Até a próxima edição.

Fonte: The City Fix Brasil.

Últimos posts por Rafael Ribacz Ramos (exibir todos)

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Ambientes Residenciais – Home Office
A importância da orientação solar na arquitetura
Plano Diretor