Movimentação das obras da PR-364, que liga os município de São Mateus do Sul e Irati. (Fotos: DER)

A pavimentação da PR-364, que liga São Mateus do Sul ao município de Irati, está em processo de obras desde o primeiro semestre de 2019. A empreiteira responsável por todos os 49 quilômetros é a Triunfo S/A, que está trabalhando na pavimentação que iniciou nas proximidades de Irati e seguirá sentido São Mateus do Sul. A obra é esperada pelos moradores de toda a região há mais de 50 anos.

Nesta semana, a equipe da Gazeta Informativa entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para informações sobre o que já foi feito no trajeto. Segundo o DER, atualmente estão sendo executados serviços de terraplenagem e a implantação do sistema de drenagem no trecho. Em alguns pontos já está sendo realizado o reforço do subleito, última etapa da terraplenagem antes de ser iniciada a pavimentação. “O sistema de drenagem inclui sarjetas, valetas, meios-fios, valetões, descidas d’água, dissipadores de energia, bocas de lobo, caixas coletoras e bueiros”, informam.

A equipe de engenharia explica que a pavimentação será realizada em pista simples (7 metros) com acostamentos (2 metros). Estão previstas duas interseções em nível (rotatórias), no acesso a Rebouças e ao Bairro Riozinho, em Irati. Neste acesso em Irati deve ser implantada uma variante ao traçado original da rodovia, finalizando com uma trincheira na BR-153, 500 metros ao norte da interseção existente. A obra também prevê implantação de ponte sobre o Rio Turvo e execução de infraestrutura para um futuro posto da Polícia Rodoviária Estadual.

“Na sequência é realizada a sinalização do trecho, que inclui pintura de faixas e linhas, instalação de placas e fixação de tachas refletivas. Também está prevista iluminação de todas as interseções projetadas”, explica o DER, que também enfatiza por último serão realizados serviços complementares como colocação de cercas, implantação de barreiras e concreto e de abrigos para paradas de ônibus, e melhorias ambientais.

No trecho de três quilômetros já asfaltados na região de São Mateus do Sul – nas proximidades da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) – o DER informa que haverá a restauração da pavimentação com alargamento dos acostamentos, implantação de calçadas, ciclofaixas e melhoria na interseção em nível de acesso à Petrobras. Ao todo, a obra da PR-364 será no valor de R$ 108,9 milhões.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
WestRock investirá R$ 1 bilhão em unidade de Três Barras
Município de Antonio Olinto adere a paralisação
Fóssil de mesossauro é encontrado em rio de Três Barras após a estiagem