Cidade

Descida do Papai Noel da Cuia marca a abertura do Natal Ouro Verde

Chaminé? Aqui o Papai Noel desce é da Cuia! Fotos: (Fotos: Cláudia Burdzinski e Thaís Siqueira/Gazeta Informativa)

Há quem diga que o Natal é a época em que a humanidade se une para compartilhar momentos de esperança e compaixão. Muitos fazem da data uma oportunidade para a reconciliação de desavenças, e outros garantem que a solidariedade se transforma em realidade nesse período do ano.

Não é de hoje que as inovações para um natal são repassadas para as pessoas: apresentações, musicais, religiosidade, enfeites e tudo com um quê natalino são transformados em prática dos centros urbanos aos interiores espalhados em um município.

São Mateus do Sul entrou exatamente nesse clima para a abertura da campanha “Natal Ouro Verde – Compartilhando o Amor”, que traz consigo a união de todos os meios empresariais de nosso município. E é nesse clima sem rivalidades que surgiu uma das iniciativas para marcar a abertura dessa belíssima campanha: a descida do Papai Noel de um dos principais locais turísticos de nosso município, a Cuia.

Na tarde ensolarada de sexta-feira (24), famílias, amigos, namorados, noivos e crianças presenciaram de perto esse momento que traz consigo não apenas a cultura da erva-mate consagrada nesse ano em São Mateus do Sul, mas a paixão de um povo pela tradicionalidade repassada de geração para geração.

Iniciando a organização há 2 meses atrás, toda equipe envolvida no Natal Ouro Verde está planejando todas as ações que serão realizadas no decorrer dos próximos dias. “Todo mundo foi contribuindo de uma forma voluntária, das mais diversas maneiras, com ideias, atitudes ou recursos financeiros para ajudar toda essa formatação da campanha”, destaca Manuel Cordeiro Junior, membro da coordenação.

Junior conta que a campanha contém diversas parcerias do nosso município, e destaca, “uma das principais ideias é de que esse Natal seja de todos, para todos e com todos”. E esse compartilhamento de amor foi visível na “Noite dos Noéis”, que reuniu centenas de são-mateuenses que presenciaram de perto a abertura dessa movimentação natalina.

O Papai Noel e a Cuia

Quem foi que disse que Papai Noel apenas se interessa em descer chaminés? Em São Mateus do Sul, além de descer da Cuia acompanhado de um bom mate, nosso Papai Noel trouxe toda representatividade cultural do município.

Juliano Luiz França, de 36 anos, é alpinista e foi o responsável pela mobilização de destaque durante a abertura. “Sou nascido e criado em São Mateus do Sul e não troco lugar nenhum desse país por essa cidade. Descer o marco histórico como alpinista e vestido de Papai Noel foi muito bom mesmo”, fala.

Se interessando pelo alpinismo em 2004, Juliano conta que a princípio a ideia era trabalhar como socorrista, mas após contratação de emprego, acabou conhecendo o alpinismo e se apaixonou pelo trabalho. “O lugar mais alto que já cheguei a trabalhar foi à 200 metros de altura”, comenta.

Instigado sobre a experiência e responsabilidade para descer a Cuia como alpinista e Papai Noel, Juliano admite, “quando escutei as crianças gritando e me chamando lá em baixo a perna tremeu e a boca ficou seca, foi uma sensação inexplicável. A hora que cheguei na borda da cuia, quando algumas crianças realmente me viram, uma sensação de alegria, euforia e adrenalina tomou conta. A melhor parte para mim foi quando cheguei no meio da Cuia e consegui enxergar as crianças e seus pais com os olhos lacrimejando, isso foi incrível”, diz.

Durante a descida, os são-mateuenses, independente da idade, se emocionaram e puderam prestigiar de perto a magia natalina que estava esbanjada por enfeites e toucas nas dezenas de Papais Noéis, de diversos estilos que estavam na ocasião, que logo em seguida, foram em carreata, até a praça do Chimarródromo, para a solenidade oficial de abertura do evento.

Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, inicia-se o mês natalino, e a Gazeta Informativa reforça os votos de que a solidariedade e o espírito dessa época tão bonita de nosso ano se faça presente na vida de todas as famílias que acompanham o trabalho realizado pela equipe GI.

CHARGE:

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Abertas as inscrições para solicitação de subsídio relativo à manutenção de espaços culturais previsto pela Lei Aldir Blanc
Cidades Digitais disponibilizará três pontos de internet gratuita em São Mateus do Sul
Estatuto do Instituto Histórico e Geográfico de São Mateus do Sul é aprovado