(Fotos: Cláudia Burdzinski/Gazeta Informativa)

Não foi a leve garoa e o tempo frio que mudou a programação do desfile cívico em comemoração aos 111 anos de São Mateus do Sul, que aconteceu no último sábado, 21 de setembro, no Centro da cidade. Moradores do município e região, alunos, entidades e demais grupos desfilaram pela Rua Dom Pedro II e mostraram todo o trabalho desenvolvido em prol ao desenvolvimento.

O desfile contou com a participação de representantes de segmentos políticos, de segurança e administrativos da Prefeitura Municipal, além de iniciar com a presença do 15º Grupo de Artilharia de Campanha de Autopropulsado, da cidade da Lapa, que impressionou os moradores com os grupos de soldados e os equipamentos utilizados no Exército.

“O que eu mais admirei foi a dedicação de todos que se empenharam com o desfile. Mesmo com o tempo com tendência para chuva, eles não desanimaram e estavam radiantes. Principalmente os alunos das creches”, aponta Doraci Nizer Brudnick, que assistiu o desfile com sua família. Um dos momentos que ela mais admirou no desfile foi a banda da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), uma das primeiras delegações à desfilar. “É uma superação que inspira!”

Na sexta-feira (20), a chuva deixou muitos moradores em dúvida se o desfile iria ou não ser cancelado. “Vou confessar que foi muito difícil, a pressão para suspender era muito grande, devido a questão climática. Por outro lado muitas crianças e pais enviaram áudios e mensagens dizendo que estavam rezando para Deus para acontecer o desfile”, relata Jorge Manfroni, Secretário de Educação, Cultura e Turismo e responsável pela organização do desfile. Durante a madrugada de sábado, por volta das 3h, uma mãe também lhe mandou um áudio do seu filhinho rezando o “Santo Anjo” para que tudo desse certo no desfile.

“A força de vontade, o espírito colaborativo e a presença de muitas pessoas e principalmente a alegria de todas as crianças foi o que mais marcou”, afirma Manfroni, que agradece todas as instituições e entidades participantes do desfile e admira a força e determinação de todos com os seus trabalhos. “Sempre falamos em deixar um município melhor aos nossos filhos, mas também temos que pensar em deixar filhos melhores para nosso município, transmitindo à eles valores primordiais ao seu desenvolvimento, honrando nossa bandeira, nossas cores e nossa amada cidade”, diz. O Secretário parabeniza o município pelos 111 anos e a acolhida de todos os moradores com a sua família.

Ao todo, 58 delegações estiveram presentes no desfile que durou cerca de 2h30. Em seguida os moradores seguiram para a Feira Gastronômica e do Produtor que aconteceu na Rua Barão do Rio Branco.

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Desfile cívico emociona são-mateuenses no aniversário de 110 anos do município
Confira a ordem do desfile cívico do dia 21 de setembro
Jantar beneficente dos Torcedores do Clube Athletico Paranaense acontece neste sábado (4)