Policial

Detentos fogem pelo esgoto da delegacia de São Mateus do Sul

Faziam quase quatro anos que não havia fuga. A carceragem nunca esteve tão lotada como nos últimos tempos, tendo subido de uma média de 60 presos para 90.

No último domingo, dia 1º de fevereiro, por volta das 16h, 13 detentos fugiram da carceragem da 3ª Subdivisão Policial de São Mateus do Sul. “O 14º foi impedido da fuga pela equipe que estava de plantão, quando escalava o muro dos fundos da delegacia de polícia, assim como foi impedido que outros detentos também fugissem”, é o que conta o delegado-chefe da 3ª SDP, Nagib Nassif Palma.

Segundo informações de Nagib, os presos conseguiram abrir um buraco no solário, área onde eles tomam sol durante determinado período do dia, acessando a saída de esgoto do local. “Por conta da superlotação, durante o dia os presos ficam no solário, tomando sol, onde cabe dois, ficam cerca de seis a oito detentos, assim impossível mantê-los o tempo todo nos cubículos. Os detentos conseguiram furar o chão do solário, saindo em uma galeria de esgoto, assim tendo acesso aos fundos da delegacia, onde estão depositados centenas de veículos, provenientes de anos de apreensões, e daí pularam o muro e fugiram”, relata.

Conforme Nagib, a maioria dos foragidos respondem por tráfico de drogas, seis deles já são condenados, sendo que quase metade são de fora, ou seja, devem tentar ir para outras regiões.

Antes da fuga nenhuma atitude suspeita foi observada. São realizadas vistorias diárias nas celas, sendo que pelo menos uma vez por semana ocorre bate-grade/pente-fino, com a ajuda da Polícia Militar, o que ocorreu na última sexta-feira, 30 de janeiro, após as 18 horas.

De acordo com a Polícia Militar, na tarde de domingo, através do número 190, foi recebido várias ligações de moradores informando que avistaram vários detentos em fuga sentido Usina Velha e ponte do Rio Iguaçu, sendo estes reconhecidos através do uniforme amarelo que trajavam. Em apoio a equipe, também vieram as viaturas de Antonio Olinto, São João do Triunfo, Rotam, PRF, PRE, Ambiental, P2 e Bepec. Devido as várias denúncias foram realizadas buscas por todo o perímetro, mas não logrando êxito.

Por meio de uma denúncia anônima, na manhã desta segunda-feira, 02, um dos fugitivos, Maicon Douglas Martins Cordo, de 28 anos, conhecido por “Raspinha”, foi recapturado, na estrada da Fazenda Maria Izabel. Todas as equipes, incluindo Polícia Militar da Lapa, e até mesmo a Polícia Rodoviária Federal estão empenhados nas recapturas.

Situação da Carceragem

Para Nagib, a situação de superlotação já é notória em São Mateus do Sul, que comporta 24 presos e mantém uma média de 90, sendo certo que não foram poupados esforços, incluindo do Poder Judiciário e do Ministério Público para transferir, pelo menos 35 presos que são condenados, todavia, por conta das inúmeras rebeliões e fugas que ocorreram no Paraná em 2014, houveram várias remoções para as Penitenciárias do Estado, não permitindo vagas.

Nagib diz ter esperanças que este quadro melhore, uma vez que recentemente, ao final do ano, o Departamento Penitenciário (DEPEN) saiu da Secretaria de Justiça e veio para a administração da Secretaria de Segurança Pública, que se tornou Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, ou seja, a mesma pasta secretarial gerirá também a questão de presos, com isto, facilitando a tomada de medidas necessárias, ainda que num gerenciamento de crise, quando for o caso.

No momento, existem quase 80 presos. “Estamos redobrando a atenção do pessoal e tomando medidas de melhoria estrutural, pontuais, dentro dos limites possíveis”, afirma Nagib.

Segundo Nagib, o motivo da superlotação é porque as polícias estão trabalhando incansavelmente. “Eles estão prendendo muito, e por esta razão a população carcerária está tão alta na região”, completa.

Denúncias

Assim que alguém souber de alguma informação, referente aos foragidos, Nagib recomenda que a população deve repassar o mais rápido possível a polícia, com a maior riqueza de detalhes que seja permitida, através do 190, ou 197, ou mesmo (42) 3532-1202, ou qualquer outro meio.

Nome dos foragidos: 

  1. Aderlan Samuel Metka;
  2. Adevir Neris;
  3. Anderson Ferreira Leal;
  4. Ewerton Afonso Alves;
  5. Efraim da Silva Portes;
  6. Everaldo Oliveira de Santana;
  7. Eder reis;
  8. Gildo Pires dos Santos;
  9. Maicon Douglas Martins Cordo (recapturado);
  10. Natanael Elizeu de Freitas;
  11. Jackson Ciro Padilha Guimarães;
  12. Ozeias Correa dos Reis;
  13. Reginaldo Monteiro de Oliveira.

 

Por Redação / Gazeta Informativa

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Nova fuga da Cadeia de São Mateus do Sul
Bombeiro de São Mateus do Sul é atingido por pneu na BR-476 durante atendimento
Objetos são furtados da Casa de Passagem