(Banner: Divulgação Dia D)

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul, estará realizando no próximo sábado (30), o Dia D de vacinação contra o sarampo nas unidades de saúde do município. De acordo com a equipe, a Campanha Nacional de Vacinação será das 8h às 16h em várias unidades de saúde do município, confira:

Centro de Saúde;
Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Palmeirinha;
ESF Vila Americana;
ESF Vila Amaral;
ESF Vila Bom Jesus;
ESF Rosas;
ESF Fluviópolis.

A equipe informa que serão vacinadas as pessoas de 20 à 29 anos, que devem ter duas doses e aquelas de até 49 anos uma dose. As pessoas já vacinadas não necessitam da revacinação. As equipes também farão os Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de Prevenção e Combate ao HIV e AIDS.

De acordo com o Ministério da Saúde, os jovens estão entre os grupos de maior vulnerabilidade à doença. Em São Mateus do Sul, houveram seis casos com suspeita de sarampo, porém os resultados do exame deram negativo. No momento, dois estão sendo investigados.

Informações divulgadas pela Agência Estadual de Notícias, quando o paciente é atendido pelas equipes de saúde e há suspeita de sarampo, o profissional deve notificar a secretaria municipal, que informa a Secretaria de Estado da Saúde para o controle de doenças. Esta informação é encaminhada ao Ministério da Saúde porque o sarampo é uma patologia que pode se tornar epidemia por ser altamente contagiosa.

Além da notificação, a gestão pública da saúde acompanha e busca rastrear locais e contatos do paciente nos dias e semanas anteriores ao aparecimento dos primeiros sintomas. Dessa forma, é possível identificar as cadeias de transmissão do vírus do sarampo e fazer o bloqueio vacinal seletivo.

Cláudia Burdzinski

Cláudia Burdzinski

Estudante de Jornalismo que adora escrever e conhecer um pouco sobre a vida e a história de cada pessoa envolvida. Preza pela essência que é repassada na produção de cada matéria, valoriza os pequenos gestos e apoia o ativismo ambiental. E-mail para contato: claudia@gazetainformativa.com.br
Cláudia Burdzinski

Comentários

Compartilhe:


MATÉRIAS RELACIONADAS
Prevenção ao suicídio conta agora com ligação gratuita
A rinite atacou, e agora?
Audiência Pública marca o início do processo de construção do tão esperado novo hospital

Deixe seu comentário

*